Coluna PH: Maurício Macedo; Tegram

01-02-2012 09:06

Prioridade I

Uma das orientações da governadora Roseana Sarney, quando assumiu a pasta da Indústria e Comércio, segundo Mauricio Macedo, foi que desse prioridade à classe empresarial. A afirmação foi feia pelo secretário do Desenvolvimento, indústria e Comércio, durante reunião de apresentação do Maranhão Profissional a empresários do Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão (ICE), realizado ontem no auditório do Sebrae. Segundo Macedo, o Maranhão é, na atualidade, um dos estados do país com o maior volume de investimentos privados. São cerca de R$ 85 bilhões, que desde 2009 são investidos pela iniciativa privada - alguns são grandes grupos empresariais, em projetos que já deram a largada, inauguraram ou estão em andamento.

Prioridade II

O evento contou com as presenças do vice-governador Washington Oliveira, dos secretários de estado Olga Simão (Ciência e Tecnologia), Conceição Andrade (Desenvolvimento Agrário) e Antônio José Heluy (Trabalho) e do diretor do ICE e da Alumar, Nilson Ferraz. Macedo também lembrou que um dos grandes gargalos para o andamento dos projetos é a falta de mão-de-obra qualificada. Daí a outra missão recebida pela governadora que foi a elaboração do programa Maranhão Profissional, que já qualificou quase 100 mil pessoas em menos de um ano.

Exportação mais eficiente

As empresas que irão operacionalizar o funcionamento do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), incluindo todo o sistema de recepção e expedição de cargas, assinarão contrato nesta quinta-feira, às 10h, no Palácio dos Leões, com a Empresa Maranhense de Administração Portuária. Além da governadora Roseana Sarney e do presidente da EMAP, Luiz Carlos Fossati, estarão presentes o Diretor Geral da Antaq, Fernando Fialho, o Secretário de Indústria e Comércio, Maurício Macêdo, e outros convidados. Uma bem-sucedida condução do processo licitatório pela EMAP resultou em um ganho enorme para o agronegócio nacional, que a partir de 2013 terá como escoar a produção de maneira mais ágil e barata pelo Porto do Itaqui, desafogando os portos do Sul e Sudeste que hoje sofrem com gargalos logísticos. (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

 

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