Coluna PH: MPX; Suzano

14-12-2011 09:54

Gás e cozinha I

A MPX, empresa de energia do Grupo EBX, de Eike Batista, em parceria com o Sesi, levou às merendeiras e quebradeiras de coco babaçu dos municípios de Santo Antônio dos Lopes e Capinzal do Norte, cidades do interior do Maranhão e vizinhas ao Complexo Termelétrico Parnaíba, o Programa Cozinha Brasil. A ação teve por objetivo ensinar a população a preparar os alimentos de forma inteligente e sem desperdício. As aulas foram realizadas em uma unidade móvel com cozinha e reuniu 130 mulheres.

Gás e cozinha II

Aproveitando partes do coco babaçu e de outros alimentos, inclusive o que normalmente é dispensado como caule, talos, cascas, folhas e sementes, os profissionais do Sesi ensinaram receitas saborosas e nutritivas como bolo da casca da banana, arroz vegetariano, suco de abacaxi com hortelã, sopa-creme de abóbora, salada da casca da abóbora, bolo de mesocarpo do babaçu, suco da horta, salada de soja com molho de mostarda, mingau de mesocarpo e carne havaiana. Durante a ação, a MPX distribuiu para cada participante um avental e uma luva protetora de uso no forno e fogão. Além disto, os participantes receberam do Sesi um certificado de 10 horas de conclusão do curso e um livro de receitas.

Redução de custos

A Suzano já deu pistas de que em 2012 entrará em processo de redução de custos, mas deve manter os investimentos previstos para o Maranhão. A empresa deve anunciar a venda de ativos e pode adiar investimentos no Brasil, afirmou o presidente da companhia, Antonio Maciel Neto. Ele disse, no entanto, que não haverá adiamento do início das operações da unidade de produção de celulose em Imperatriz, previsto para o quarto trimestre de 2013. Atualmente, os investimentos previstos pela Suzano para 2012 são a unidade do Maranhão, florestas para a unidade de celulose do Piauí, Suzano Energia Renovável - que também terá uma unidade no Maranhão -, além de melhoria de fábricas, florestas e compra de equipamentos. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621