Com sucesso, CLA lança Foguete de Treinamento Intermediário

27-05-2011 09:26

 

Alcântara - Foi um sucesso o lançamento do Foguete de Treinamento Intermediário (FTI), ontem, marcando o início da “Operação Fogtrein I 2011”. Hoje ocorrerá o segundo lançamento de FTI, e a expectativa é de que o veículo alcance um resultado superior ao de ontem. O FTI, que está em fase de certificação para fins comerciais, alcançou um apogeu de 56.398 km, uma distância de 79.169 km num voo que durou 3,45 minutos. O foguete caiu no mar, numa área previamente isolada pelo Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

De acordo com o diretor do CLA, coronel Ricardo Rangel, o FTI teve grande importância para a evolução do projeto que visa a realização da primeira operação com o Veículo Lançador de Satélites (VLS), o que deve ocorrer entre 2012 e 2013. “Esse lançamento mostrou que todos os testes e todas as análises feitas estavam corretas, o que nos permitiu obter um resultado perfeito. A operação foi um sucesso”, destacou.

O objetivo do CLA, para 2012, é expandir esse tipo de tecnologia para outros países. “A nossa visão é chegar ao fim deste ano com todo o seu projeto concluído, de forma que possamos passar para a produção em série do veículo a partir do ano que vem”, afirmou o coronel Rangel.

O lançamento FTI, segundo o diretor do CLA, cumpriu todos os requisitos esperados e suplantou o que a equipe tinha como expectativa. “É um veículo que tinha um valor inicial de apogeu de 64 km e chegando a 56,4km nos deixa muito tranquilos. Ao elevarmos a operação para 82º, o foguete vai ultrapassar a média, que era um limite que estabelecemos para o seu desenvolvimento”, afirmou.

A expectativa do CLA é de que o foguete lançado hoje chegue a um apogeu de 64 km a 66 km de altura. “Tenho certeza que atingiremos nossa meta com muita tranquilidade, pois no lançamento de hoje [ontem] obtivemos todas as respostas às correções que havíamos feito no projeto”, analisou Rangel.

O projeto do FTI, segundo o diretor do CLA, foi iniciado em 2008 com uma tecnologia que abrangia outro tipo de veículo. A atenção, nos primeiros meses, se voltou à carga útil do equipamento, o que permitiu o desenvolvimento da tecnologia do Foguete de Treinamento Básico (FTB) para o FTI. “Isso nos levou ao lançamento perfeito de hoje [ontem] em todos os sentidos”, completou.

Ricardo Rangel disse que a maior vantagem para o país, a partir da consolidação da tecnologia, é a possibilidade de colocar satélites em órbita. “Num programa espacial, cada passo que é dado é um tijolo que se coloca; a construção é aos poucos, gradativa. Nós podemos no futuro colocar satélites em órbita e alcançar vários benefícios que hoje já temos e outros que queremos adquirir. Também é vantagem a parceria com outros países e a possibilidade de comercialização dos veículos com outros centros de lançamento no mundo”, enfatizou.

Operação – A Operação Fogtrein I 2011 é a primeira de cinco que serão realizadas este ano. No ano passado, o CLA realizou sete lançamentos, todos bem-sucedidos. Inicialmente, estavam previstos para este ano 14 lançamentos, mas foram reduzidos para oito devido ao corte no orçamento, de R$ 50 milhões, destinado à Ciência e Tecnologia.

O corte no orçamento, no entanto, não prejudicará o CLA para o desenvolvimento e lançamento do VLS, previsto para os anos de 2012 e 2013 na nova Torre Móvel de Integração (TMI), que deve ser entregue no segundo semestre deste ano. “O lançamento de FTB e FTI visam especificamente o lançamento do VSL”, explicou Rangel.

Em julho do ano passado, quando a TMI foi apresentada pela primeira vez à imprensa, apenas a estrutura estava concluída. Hoje, os sistemas estão em fase de instalação no entorno da plataforma e já foram colocadas torres para proteção de descargas elétricas causadas por raios e para medição de ventos. A obra da TMI, orçada em R$ 44 milhões, encontra-se na etapa de acabamentos eletrônicos e fase de comunicação dos sistemas da casamata e a casa de apoio. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621