Comando da Petrobras confirma refinaria no MA

14-02-2012 09:01

A nova presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, tomou posse ontem, em substituição a José Sérgio Gabrielli, garantindo que sua gestão será de continuidade. A solenidade teve a presença da presidente Dilma Rousseff, de ministros de Estado, entre eles Edison Lobão (Minas e Energia), de governadores, deputados, senadores e empresários. O secretário de Estado de Minas e Energia, Ricardo Guterres, representou a governadora Roseana Sarney na solenidade, realizada na sede da estatal, no Rio de Janeiro.

Segundo o secretário Ricardo Guterres, a nova presidente afirmou que a Petrobras tem todo o interesse em continuar investindo no Maranhão, não só na Refinaria Premium I, mas com foco também na exploração de petróleo e gás. Atualmente, a companhia detém blocos nas bacias marítimas de Barreirinhas e Pará-Maranhão. "Ela sabe que essas duas bacias têm grande potencial petrolífero, de acordo com estudos já realizados", destacou.

"Este é um momento importante para o Brasil. Temos a primeira mulher a presidir a Petrobras e viemos trazer a mensagem do Governo do Maranhão de apoio e de parceria com a companhia, que tem em instalação o maior investimento no estado: a refinaria Premium I, em Bacabeira", afirmou Ricardo Guterres.

Atualmente, a Refinaria Premium I está na fase de terraplanagem, mas com os serviços reduzidos em decorrência do período chuvoso. De acordo com a Petrobras, as obras de terraplanagem deverão ser retomadas em sua totalidade a partir de julho, com o fim das chuvas. De 3 mil a 3,5 mil trabalhadores deverão estar nos canteiros de obras a partir deste período.

Continuidade - Ao tomar posse, a nova presidente da Petrobras, que prefere ser chamada de Graça Foster, ressaltou que conjugará competitividade, rentabilidade e responsabilidade social na base da empresa. Ela disse estar preparada para o desafio e garantiu que sua gestão é de continuidade.

Graça Foster destacou que trabalhará para cumprir as metas e prazos e dedicará atenção especial à exploração do pré-sal, à ampliação do parque de refino, à construção de plantas de fertilizantes e ao aumento da participação da empresa no setor de etanol. "É o maior desafio que já tive em minha vida. Devo esse momento a vocês", disse, dirigindo-se aos técnicos e diretores da companhia.

Preferência - A presidente Dilma Rousseff defendeu durante discurso na posse de Maria das Graças Foster a preferência da Petrobras por empresas nacionais nas compras de equipamentos e contratação de serviços.

Dilma disse que até 2015 a Petrobras vai investir mais de US$ 220 bilhões na exploração e produção de petróleo e gás, em petroquímica, refino, transporte e na comercialização e frisou a importância de se comprar insumos, equipamentos e produtos no mercado brasileiro.

"A Petrobras é poderosa em escala mundial e é estratégica dentro do Brasil. Hoje, exerce papel fundamental em nosso modelo de desenvolvimento. Todos esses investimentos estarão orientados pelo compromisso de fortalecer a cadeia produtiva do país e de estimular o desenvolvimento tecnológico do setor no Brasil. Não abriremos mão de nossa decisão de garantir percentuais de conteúdo local nas compras da Petrobras", assegurou a presidente Dilma Rousseff.

Mais

- De acordo com o cronograma, os serviços de terraplanagem da Refinaria Premium I serão concluídos no fim deste ano. As obras de construção civil estão previstas para o início de 2013, a exemplo dos serviços de fundações.

- A Premium I terá capacidade para processar 600 mil b/d de petróleo em duas etapas de 300 mil barris/dia. A entrada em operação da primeira fase está prevista para 2016 e a segunda para 2019. refinaria vai produzir óleo diesel, coque, querosene de aviação (QAV), nafta petroquímica, gás liquefeito de petróleo (GLP) e bunker. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621