Começam aulas de curso técnico em Eletromecânica em Bacabeira

26-04-2012 08:24

 

Quarenta estudantes, que foram aprovados em seletivo realizado em março deste ano

Bacabeira – Bacabeira está mudando o perfil educacional. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) realizou, na segunda-feira (23), em seu Núcleo de Ensino Avançado, no município de Bacabeira, a aula inaugural do curso técnico em Eletromecânica, que terá a duração de dois anos e capacitará 40 alunos aprovados em processo seletivo realizado em março deste ano.

O evento contou com a presença do prefeito de Bacabeira, José Venâncio Filho; o vice-prefeito, Delson Nicolau Serra, e a coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Deiviane Torres, representando a secretária municipal de Educação, Vilany Rodrigues.

Também participaram da aula inaugural o secretário municipal adjunto de Administração e Planejamento, José de Ribamar Júnior; o professor Roberto Brandão, representando a reitora em exercício do IFMA, Valéria Carvalho; a diretora do Campus João Castelo/São Luís, Regina Muniz; o diretor de ensino técnico Rogério Teles.

A aula inaugural representa um marco na história de Bacabeira e a culminância dos esforços da administração municipal para instalar um núcleo avançado do IFMA no município, dada a concentração nos investimentos educacionais e a importância do instituto no cenário do ensino técnico do Maranhão.

Obras - As obras e ampliações necessárias para trazer o núcleo do IFMA para Bacabeira foram entregues pela Prefeitura ainda em dezembro de 2010. Dada a complexidade da tarefa de instalar um novo polo em outro município, o IFMA ainda precisou de tempo para que em 2011 iniciasse o curso preparatório de meio ambiente.

Finalmente, este ano, foi iniciado oficialmente as atividades docentes do curso técnico em Eletromecânica, o mais procurado pelas grandes empresas que atuam na região segundo levantamento da instituição.

“Este é um sonho antigo que conseguimos realizar. Ouvimos críticas de que isso não daria certo por parte daqueles que não sonham. Mas ninguém pode realizar aquilo que não sonha. Estamos dando as condições, nossos alunos estão fazendo isso e eles terão suas oportunidades,” ressaltou o prefeito de Bacabeira.

A expectativa da Prefeitura é de que, seguindo a tendência dos índices de aprovação do IFMA e respectiva absorção no mercado de trabalho, os alunos, antes mesmo de terminar o curso, já tenham emprego garantido em empresas como a Refinaria Premium, da Petrobras, e a mineradora Vale, as maiores que atuam no município.

“Com esse curso, vamos ser incluídos no processo de capacitação para o mercado de trabalho. É um curso muito bom, muito procurado, e esperamos com isso ter nossa oportunidade profissional”, anseia a estudante Adilene Carvalho Souza.

O aluno Raimundo Nonato Cantanhede disse que a escola é boa e muitas empresas precisam e não têm esses profissionais. “O curso vem para suprir essa necessidade de mercado e minha expectativa é de já concluir o curso com uma colocação garantida”, disse o estudante. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621