Comissão da Antaq visita cadeia logística do Grupo Caramuru

21-10-2011 09:16

BRASÍLIA - Um grupo da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), liderado pelo diretor-geral Fernando Fialho, visitou, na última quarta-feira, as instalações industriais e de embarque e desembarque de carga do Grupo Caramuru, em Itumbiara (GO), São Simão (GO) e Pederneiras (SP). O convite foi feito pelo diretor de Logística da empresa, Antônio Ballan.

O objetivo da visita foi conhecer toda a cadeia logística, desde o embarque da produção em Goiás até o desembarque em São Paulo, onde é feito o transbordo do modal hidroviário para o ferroviário. Integraram também a equipe o superintendente de Navegação Interior (NI), Adalberto Tokarski, o gerente de Desenvolvimento e Regulação da NI, José Renato Ribas, e o especialista em Regulação Arthur Yamamoto.

Em Itumbiara, o grupo conheceu a sede da empresa, próxima à qual ficam duas plantas de esmagamento de soja, girassol, canola e milho (com capacidade para 1.700 e 500 toneladas/dia), uma planta de lecitina de soja (900 toneladas/mês), uma planta de refino (600 toneladas/dia) e duas de envase (24 mil e 12 mil garrafas/hora).

Em São Simão, os visitantes assistiram ao embarque de farelo de soja na fábrica de esmagamento e de produção de biodiesel do Grupo Caramuru, às margens do Rio Paranaíba, de onde ele segue em barcaça para Pederneiras. De barco, percorreram um trecho do rio às margens do qual estão instaladas outras plantas industriais.

Por fim, às margens do Tietê, em Pederneiras, assistiram ao desembarque do farelo de soja, que é retirado da barcaça por mão mecânica, transposto para uma correia emborrachada que transporta o farelo para o armazém, de onde será, oportunamente, embarcado em vagões ferroviários para seguir até o porto de Santos (SP), com destino aos mercados europeu e chinês, principalmente.

Segundo Ballan, metade da produção da empresa é exportada para o mercado europeu. “Nossa produção é livre de transgênicos, muito valorizado pelo europeu”, disse. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621