Comissão da Câmara apresentará relatório sobre falhas em portos

04-10-2011 09:04

BRASÍLIA - A Subcomissão Permanente dos Portos e Vias Navegáveis, vinculada à Comissão de Viação e Transportes da Câmara, vai apresentar, este mês, o relatório final sobre os problemas do sistema portuário nacional.

A informação foi dada pelo presidente da subcomissão, deputado Alberto Mourão (PSDB-SP), após audiência pública realizada no fim de setembro para discutir os principais problemas enfrentados diariamente na importação e exportação de produtos através dos portos. Dificuldades de acesso, falta de profundidade para atracação de navios maiores e excesso de burocracia foram as questões mais apontadas pelos debatedores.

O presidente da Associação Brasileira de Entidades Portuárias e Hidroviárias, Arno Markus, reclamou das obras de dragagem dos portos. "A reconstrução desses cais, demanda os aspectos de meio ambiente e licitações públicas. Então, é um problema longo. No mínimo, de três a quatro anos", disse.

Arno Markus destacou também que os produtores perdem muito dinheiro com o transporte viário, que não dá acesso de maneira adequada aos portos. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621