Comissão faz visita técnica à BR-135, que será duplicada

27-04-2011 09:00

 

A Comissão de Fiscalização Financeira e de Controle da Câmara dos Deputados realizou ontem uma visita técnica à BR-135, no trecho que liga São Luís ao município de Bacabeira, que deverá ser duplicada. Durante a visita, os deputados discutiram a necessidade de realização de uma audiência pública em Bacabeira nos próximos meses e afirmaram que vão elaborar um relatório que será encaminhado ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) pedindo celeridade nos processos de licitação.

Participaram do encontro os deputados federais Carlos Brandão e Nelson Bornie, os deputados estaduais Raimundo Louro, Neto Evangelista, Bira do Pindaré e Rigo Teles, além de José Ulisses Vasconcelos, secretário de obras do Tribunal de Contas da União (TCU); Carlos Wellington Leite, secretário do TCU no Maranhão; Gerardo Fernandes, superintendente do DNIT; Raimundo Portelada (Crea) e os prefeitos Venâncio Gomes, de Bacabeira e Hilton Gonçalo, de Santa Rita.

De acordo com deputado Carlos Brandão, que é vice-presidente da comissão e presidente da subcomissão que acompanha as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a duplicação da BR-135 é uma obra indispensável para o desenvolvimento do estado. “Queremos pedir a liberação imediata da obra. Por isso, viemos buscar o entendimento do TCU com o DNIT. Ainda há pontos em desacordo que precisam de soluções. Esses pontos serão abordados por nós para que logo a duplicação ocorra”, disse.

TCU - O secretário do TCU no Maranhão, Carlos Wellington Leite, afirmou que o órgão não se posiciona de forma contrária a realização da obra, no entanto, exige que haja um maior planejamento e exatidão orçamentária. “O TCU exige que o planejamento seja o melhor possível. Uma obra mal planejada importará, sem dúvida alguma, num prejuízo futuro para a sociedade e para os cofres públicos”, explicou.

O superintendente do DNIT, Geraldo Fernandes, informou, por sua vez, que não há mais restrições para a realização do processo de licitação, garantindo que até o final do ano a obra será iniciada. “A previsão, se todo ocorrer dentro da normalidade, é de que a obra seja iniciada em agosto”, garantiu.

Após visitar a Câmara Municipal de Bacabeira e a BR-135, a comitiva de deputados e técnicos seguiu para o Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado, onde foi explicado pela Infraero, de forma detalhada, as causas que levaram a interdição das instalações do terminal de embarque e desembarque. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621