Comitiva de maranhenses visitará Angra 3

06-09-2011 09:42

Uma comitiva liderada pelo secretário de Estado de Minas e Energia, Ricardo Guterres, visitará, no dia 16, as obras da usina nuclear Angra 3, no município de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. O convite partiu da empresa estatal Eletronuclear, subsidiária da Eletrobras, que já demonstrou interesse em ter o Maranhão como sede de uma das cinco usinas que o Governo Federal planeja instalar no Brasil até 2030.

O convite foi direcionado ao secretário Ricardo Guterres, que fez questão de estendê-lo ao vice-governador, Washington Oliveira, aos deputados estaduais Arnaldo Melo, Roberto Costa e César Pires, membros da Comissão de Ciência e Tecnologia da AL, e ao secretário de Estado de Meio Ambiente, Victor Mendes.

"Durante a visita, conheceremos o funcionamento da usina e tiraremos dúvidas sobre esse tipo de empreendimento energético e seus impactos ambientais", salientou o titular da pasta de Minas e Energia.

Expansão - O Maranhão está incluído nos planos do Governo Federal de expandir o número de usinas nucleares no Brasil. Guterres informou que a Eletronuclear já sinalizou positivamente para que o estado seja escolhido para receber uma delas. Até o momento, está definido que três usinas serão construídas no Sudeste - uma delas a própria Angra 3 - e outras duas no Nordeste, provavelmente em Pernambuco. "O Maranhão tem chances de receber a usina. Durante a visita, também trataremos desse assunto", acrescentou.

Ricardo Guterres ressaltou que uma eventual escolha do Maranhão para sediar uma usina nuclear depende de uma avaliação técnica. "O estado reúne condições de abrigar um empreendimento como esse. As possibilidades são reais, pois há interesse tanto do governo local quanto da Eletronuclear", assinalou o secretário. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621