Comitiva de parlamentares visita Termelétrica do Itaqui

26-03-2011 10:19

 

Parlamentares do Maranhão e do Piauí visitaram, nesta sexta-feira (25), o canteiro de obras da usina termelétrica que a MPX está construindo no Itaqui. A visita ocorreu depois de uma palestra no Hotel Luzeiros, ministrada pelo presidente da MPX-Itaqui, Edio Rodenheber, onde os deputados puderam conhecer detalhes e tirar dúvidas a respeito do empreendimento.

Comandada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo (PMDB) e pelo presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themístocles de Sampaio Filho (PMDB), a caravana chegou a MPX por volta das 12h30. Foi recebida por Rodenheber, pelo gerente de implantação Bruno Moreira e por engenheiros da empresa.

Representantes da MPX explicaram o funcionamento da termelétrica destacando a preocupação da empresa com o meio ambiente que, segundo eles, obedecem a padrões internacionais, ainda mais rígidos que os critérios brasileiros.

A termelétrica está com 50% da infraestrutura pronta. A parte de distribuição de energia (que levará energia elétrica para qualquer parte do país), por exemplo, já está apta a funcionar. A previsão é que a empresa comece a operar em 2 de janeiro de 2012. O projeto inteiro custou R$ 1,8 bilhão e já gerou 3.200 empregos diretos nesta fase de implantação.

A MPX-Itaqui terá capacidade de produzir até 500 MW de energia, mas vai operar na produção de 360 MW, o suficiente para abastecer 60% do Maranhão. Para gerar esta energia, serão utilizados de 600 mil a 1 milhão de toneladas de carvão mineral por ano, oriundo da Colômbia.

O vapor gerado pela queima do carvão é que movimentará a turbina, gerando a energia. No processo será usado água do mar para resfriamento de um condensador.

Bruno Moreira explicou que a fumaça causada pela queima do carvão será tratada antes de ser lançada pela chaminé de 110 metros de altura, segundo ele, o ponto mais alto de São Luís. Para se ter uma idéia, para se chegar da base ao topo da chaminé é necessário 1h40 de escalada.

Também será tratada a água da chuva que cairá sobre as pilhas de carvão mineral. Foi construído no local um espécie de aparador. É uma grande piscina para onde toda água escorrerá com o fim de ser tratada. O carvão começa a chegar em junho próximo.

Além dos já citados, a caravana era composta ainda por cerca de 20 deputados estaduais do Maranhão, pelos deputados estaduais piauienses Gustavo Neiva (PSB), Tadeu Maia (PSB) e Warton Soares (PMDB); pelo deputado federal Marlos Sampaio (PMDB-PI), e o vereador José Nito (PMDB), representando a Câmara Municipal de Teresina.

(Fonte: Assembleia Legislativa do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621