Complexo Portuário de São Luís registrou 137 navios em julho

02-08-2012 08:28

Movimentação nos portos foi 7,2% menor em relação ao mesmo intervalo do ano passado.

O Complexo Portuário de São Luís (CPSL), que integra o porto público do Itaqui e os terminais de uso privativo (TUP) Ponta da Madeira (Vale) e Alumar, recebeu 137 navios em julho deste ano. Em comparação ao mesmo período do ano passado, que registrou 147 embarcações, verifica-se uma diferença de 7,2%. Os dados são da empresa de praticagem Pratimar, que monitora diariamente o tráfego na Baía de São Marcos, e também de estatísticas de 2011 da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), gestora do Porto do Itaqui.

De acordo com os resultados atuais, o sistema portuário da Ilha atendeu 4,4 navios/dia no mês passado, o que significa uma média de permanência de 5,4 horas por navio atracado. O Porto do Itaqui foi o que mais recebeu navios no período em referência, com 56 embarcações registradas, seguido por Ponta da Madeira, com 50, e o Terminal da Alumar, com 31 navios.

No caso do Itaqui, o berço 104 apresentou o maior número de navios, com 18 atracações. Assim como o berço 106 (que registrou 14), o 104 é geralmente utilizado na movimentação de produtos derivados de petróleo. Ainda em relação ao Itaqui, no mês passado o berço 102 recebeu 16 navios e o 103 atendeu a sete embarcações.

O Terminal Portuário Ponta da Madeira (TPPM), segundo o monitoramento da Pratimar, recebeu 50 navios em julho deste ano, sendo 16 no atracadouro norte do Píer III, 13 no Píer I, 11 no atracadouro sul do Píer III e 10 no Píer II. Neste último caso, trata-se do berço 105 do Itaqui, que é arrendado à Vale.

No Terminal da Alumar, foram atracados 31 navios no período em referência, sendo 18 no berço 2 e 13 no berço 1. O terminal, considerando a média matemática, recebeu um navio por dia em julho deste ano. A estrutura portuária da metalúrgica é utilizada, principalmente, para movimentação de bauxita, alumina, soda cáustica e carvão.

Complexo - No sistema portuário de São Luís, há 11 atracadouros de navio, sendo seis no Itaqui, três em Ponta da Madeira (Píer I, Píer III/Sul e Píer III/Norte) e dois no Terminal da Alumar. No caso do Itaqui, estão em operação os berços 102, 103, 104, 105 e 106, sendo o 105 arrendado à Vale, que o denomina Píer II. O porto público tem ainda o berço 101, que está inativo desde fins do ano passado devido a uma reforma.

A gestora do Itaqui ainda não divulgou a previsão de reinício das operações no berço 101. Fontes do setor portuário afirmam que o atracadouro deve ser reativado quando o berço 100 for inaugurado, cuja construção começou no segundo semestre de 2011 e cuja estimativa de conclusão era junho deste ano.

O berço 100 deverá ser utilizado no futuro prioritariamente para movimentar grãos, atendendo à demanda do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram) em sua fase II, segundo informes da Emap. Esse novo berço possibilitará a atracação de navios do tipo Panamax, com 75 mil toneladas de porte bruto (DWT, da sigla em inglês).

Obras - Além do berço 100, teve início em maio deste ano a construção do berço 108. O canteiro de obras foi montado na área posterior ao 103, ao lado do portal de entrada do cais. O empreendimento, orçado em R$ 49,3 milhões, tem prazo de 14 meses para ser concluído e deve aumentar em 40% a movimentação de derivados de petróleo, que no ano passado representou metade da carga operada no porto maranhense, o equivalente a 7 milhões de toneladas.

Com o berço 108, o porto terá três píeres (berços 104 e 106) especializados em operações com derivados de petróleo, responsáveis por mais da metade do volume de carga movimentada no Itaqui. O projeto do novo atracadouro vem sendo definido desde 2010, mas somente no fim do ano passado ganhou aval do Governo Federal, que garantiu recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Vale - Em Ponta da Madeira, está em construção o Píer IV, cuja construção começou em março de 2010 com estimativa de conclusão em 2013. O píer terá dois atracadouros, que vão vão permitir a atracação de navios de grande porte devido à profundidade média de 25 metros. Também integram a estrutura: ponte de acesso ao píer (1.620 m), dois carregadores de navio, berço para rebocadores e subestações elétricas.

O píer terá capacidade para receber até 53 navios por mês com até 400 mil toneladas de porte bruto (TPB). Com a obra, Ponta da Madeira terá a maior capacidade de embarque de carga do Brasil em toneladas. Com a conclusão das obras, prevista para 2015, a Vale pretende transportar e embarcar 230 milhões de toneladas por ano (mtpa). Atualmente, a capacidade de embarque é de 130 mtpa.

Números

56 Navios atracaram no Porto do Itaqui em julho deste ano.

50 Navios atracaram em Ponta da Madeira em julho deste ano.

31 Navios atracaram no Terminal da Alumar em julho deste ano.

(Fonte: O Estado do Maranhão)

 

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