Complexo Portuário de São Luís registrou 139 navios em maio

06-06-2012 08:44

Número de atracações superou em apenas uma unidade o total registrado no mesmo período do ano passado.

O Complexo Portuário de São Luís, que integra o porto público organizado do Itaqui e os terminais de uso privativo (TUP) Ponta da Madeira e Alumar, recebeu 139 navios em maio deste ano, um a mais do que no mesmo intervalo de 2011. No acumulado do ano, o total de embarcações chega a 658 unidades, o que representa uma variação de 1,07% em relação ao mesmo período do ano passado, que registrou 651 navios.

Os números de maio são da empresa de praticagem Pratimar, que monitora diariamente o tráfego de navios na Baía de São Marcos e no sistema portuário de São Luís. As estatísticas dos meses anteriores são de relatórios periódicos da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), gestora do Itaqui.

Em maio deste ano, o Porto do Itaqui registrou o maior número de navios atendidos, com 56 embarcações registradas. Foram 18 navios no berço 102 (carga geral e minérios), 16 no berço 104, 15 no berço 106 e sete no berço 103 (carga geral e grãos agrícolas). Destaque para as operações (carga/descarga) nos berços 104 e 106, atracadouros destinados à movimentação de derivados de petróleo, que é o principal item da pauta do Itaqui.

Assim como nos meses anteriores, não houve registro de operações no berço 101, que está em reforma desde fins de 2011 e que, segundo informes da Emap, deve reiniciar atividades em julho deste ano. Há também expectativa de que o novo atracadouro, o berço 100, seja inaugurado no próximo mês, o que vai elevar a rotatividade de navios no porto.

Além do Itaqui, o Porto Grande também está sob a gestão da Emap. O antigo terminal pesqueiro, atualmente, serve de atracadouro para embarcações de apoio à atividade marítima (offshore), que no mês em referência registrou apenas três unidades.

Privativos - O Terminal da Alumar, com dois atracadouros, recebeu em maio deste ano 27 navios, sendo 12 no atracadouro 1 e 15 no atracadouro 2. O TUP Ponta da Madeira, administrado pela Vale, apresentou a segunda maior movimentação de navios em maio deste ano, com 53 embarcações atracadas. O terminal movimenta, principalmente, minério de ferro e pelotas, mas também opera cargas de grãos agrícolas no Píer II, que é berço 105 do Itaqui, arrendado à mineradora.

O terminal da Vale tem três atracadouros (Píer I, Píer III/Sul e Píer III/Norte). O Píer II e o berço norte do Píer III receberam, cada um, 10 navios no período em referência. O berço sul do Píer III foi o que mais recebeu cargueiros, segundo as estatísticas, com 19 registros, seguido pelo Píer I, com 14 navios, entre eles os da classe Valemax, como o Vale Dongjiakou, que realizou a sua primeira operação de carga no mês passado.

Os navios da classe Valemax são conhecidos como os maiores mineraleiros do mundo, com capacidade de carga de 390 mil toneladas e, atualmente, só recebem carga plena em seus porões no Píer I do TUP Ponta da Madeira. Para o próximo ano, é esperado o início de operações do Píer IV (em construção) com dois atracadouros projetados para atender cargueiros de grande porte, como os Valemaxes.

Desempenhos - Considerando o resultado geral do Itaqui em maio, na média aritmética, o porto apresentou estadia de 1,8 navio/dia, o que significa uma taxa de operação de 13,2 horas/navio. O TUP Ponta da Madeira registrou uma estadia de 1,7 navio/dia, com 14 horas/navio. O Terminal da Alumar, com 27 navios no período, chegou a uma taxa de estadia de 0,8 navio/dia, com média operacional de 27,5 horas/navio. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621