Comunicado Fiema: Senai cumpre função de educar para a indústria por meio de parcerias

20-07-2011 10:00

 

O Sistema Fiema vem trabalhando com foco nas oportunidades de crescimento do estado e de sua gente. E, para tanto, não mede esforços para disponibilizar toda a expertise das instituições SESI, SENAI, IEL e Federação. Um exemplo disso é a qualificação voltada para a indústria oferecida pelo SENAI/MA.

Mais que qualificação de mão de obra, o trabalho que o SENAI vem desempenhando passa também pela inclusão. Por meio de convênios com prefeituras, sindicatos e empresas, milhares de profissionais estão sendo formados gratuitamente.

Somente neste último mês, foram 866 certificados nas áreas de Construção Civil, Eletrotécnica, Automação e Elétrica nos municípios de Santa Inês, Santa Luzia – numa parceria com o Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon) – Caxias, Codó, Coroatá, Santo Antônio dos Lopes, Aldeias Altas e Capinzal do Norte, em parcerias com a empresa Amanco, Sinduscon, MPX Energia e Sindicato das Indústrias da Região dos Cocais. Em Santa Inês e Santa Luzia, o SENAI e o Sinduscon contam com o apoio das prefeituras locais e ainda serão efetivadas mais de 780 matrículas nos dois municípios.

Estão em andamento dois outros convênios para a qualificação de mais de 2.720 trabalhadores – tendo como parceiro o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil e Pesada nos municípios da região de São Luís (Sindusconstrucivil) – e Bacabeira, em convênio com a Prefeitura Municipal, nas áreas de Construção Civil e Tecnologia da Informação.

A parceria com o Sindusconstrucivil está preparando mão de obra para as demandas da Construção Civil no estado. Ao final do curso, os alunos edificarão casas populares para pessoas de baixa renda. A parceria deve continuar até o ano de 2012.

Em Bacabeira, o SENAI deu início a um inovador projeto de interiorização da Educação Profissional em Tecnologia da Informação (TI). As aulas começaram na última segunda (18) e formarão 720 pessoas em um curso que vai desde a operação de microcomputador até a montagem e manutenção de redes. O projeto visa levar conhecimento na área a todos os 217 municípios do estado.

Dar oportunidade a quem não tem condições de pagar por esses cursos é outra preocupação do Sistema Fiema. “Para que aproveitemos o máximo de benefícios dos grandes investimentos em instalação no estado, na maior parte no interior, é preciso que as vagas criadas sejam ocupadas por gente nossa. E o SENAI tem dado sua contribuição nesse sentido”, afirma o presidente da Fiema, Edilson Baldez. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621