Confirmada a realização de audiência pública em Estreito, nesta quinta-feira

24-05-2011 09:55

 

Está confirmada a realização da audiência pública na cidade de Estreito, nesta quinta-feira (26). A confirmação foi feita neste domingo (22), pelo presidente da Comissão do Meio Ambiente da Assembleia, deputado Léo Cunha (PSC), em entrevista concedida ao jornal O Progresso, de Imperatriz.

A realização da audiência pública foi solicitada pelo parlamentar, que pretende ouvir a população e os representantes do Consórcio Estreito Energia (Ceste), responsável pelo empreendimento, sobre a mortandade dos peixes ocorrida na barragem da Hidrelétrica, no final do mês de março e outros impactos ambientais.

Léo Cunha informou na entrevista que além dos deputados do Maranhão, estão sendo aguardados na audiência os representantes do Legislativo do Estado do Tocantins que deverão fazer suas considerações sobre os impactos da usina, visto que aquele Estado também é atingido. Na oportunidade, deverá acontecer um amplo debate com diretores do Ceste, autoridades e ambientalistas sobre o atual momento em que se encontra o empreendimento.

Já com uma das turbinas funcionando em teste e devendo entrar em caráter definitivo até o final de junho, a hidrelétrica tem provocado ainda reações contrárias e sendo motivo de críticas por não atender alguns itens do plano de integração e reparação pelos possíveis danos causados ao meio ambiente.

Nessa segunda-feira (23), pela manhã, Léo Cunha esteve reunido com o presidente da Fundação Rio Tocantins, Domingos Cezar, e com a presidente do Conselho do Meio Ambiente, Ivanice Cândido, para obter detalhes sobre os prejuízos que o rio sofrerá na parte de baixo da hidrelétrica. “Tenho que ouvir as pessoas que vivem diretamente nesta área do meio ambiente e preservação. Assim como dirigentes da Colônia dos Pescadores, estes podem ser os grandes prejudicados”, finalizou.

Ao falar sobre o principal motivo da realização da audiência, o deputado ressaltou que a falta de explicação por parte da direção do Ceste, com relação à morte dos peixes, foi que incentivou seu pedido.

Ele destacou, ainda, não haver interesse em prejudicar a empresa e o próprio empreendimento, contudo espera sensibilizar o Ceste para que venha a atender e ampliar as ações de reparação ao meio ambiente e à imensa quantidade de pequenos agricultores e pescadores atingidos pela construção da represa.

“O objetivo da realização da audiência pública é exatamente esclarecer pontos que ainda não foram totalmente claros e que precisamos deixar bem visível à população. Este é o nosso interesse. O que vi me deixou triste e não houve ainda explicações convincentes”, afirmou.

Segundo Léo Cunha, mais de 20 deputados do Maranhão e Tocantins deverão participar do encontro desta quinta-feira, entre eles, o deputado federal Sarney Filho (PV), que integra a Comissão do Meio Ambiente da Câmara dos Deputados. Os parlamentares desembarcarão em Imperatriz na noite desta quarta-feira (25) e se deslocarão para a cidade de Estreito no inicio da manhã seguinte, onde acontecerá a audiência. (Fonte: Jornal Pequeno)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621