Congresso vai discutir energias renováveis em SL

13-07-2011 09:45

 

São Luís vai sediar este ano o I Congresso Brasileiro de Energias Renováveis. O anúncio foi feito durante reunião do vice-governador Washington Oliveira e o secretário de Minas e Energia, Ricardo Guterres, ontem, no Palácio Henrique de La Rocque, com representantes da Associação Brasileira das Indústrias de Biomassa (Abib) e de diversas secretarias de estado e órgãos públicos.

O congresso é uma iniciativa da Associação Brasileira das Indústrias de Biomassa e do Governo do Estado. Marcado para o para o período de 28 a 30 de novembro, reunirá técnicos de renome nacional e internacional, além de lideranças políticas, empresários e gestores públicos. A palestrara de abertura será do presidente da World Bioenergy Association, Kent Nvstom.

Durante a reunião, o representante da Abib, Clóvis Rech, mostrou os detalhes sobre a realização do congresso e apresentou as potencialidades do Maranhão no campo das energias alternativas.

O vice-governador afirmou que o Maranhão foi escolhido por ser um estado com grandes perspectivas na área de energia alternativa, principalmente no campo da produção de biomassa, gerada a partir de detritos como os provenientes do setor industrial.

“A meta do Governo do Estado é que o processo de industrialização do Maranhão seja realizado com distribuição de renda e produção economicamente sustentável”, ressaltou Washington Oliveira, ao destacar a importância da realização do congresso.

Energias - O secretário Ricardo Guterres disse que o Maranhão está abrindo espaço para o incremento de energias alternativas. “Nesse sentido, a realização desse congresso é muito importante”, explicou. Para ele, o evento vai atrair empresas interessadas em investir em energia alternativa, além de motivar os empresários locais a buscarem a geração neste segmento, a partir do lixo que suas empresas produzem.

Na reunião, ficou definida pela instalação do Comitê Técnico para a organização do Congresso, que será coordenado pela Seme. Nesta sexta-feira (15), às 15h, o comitê se reunirá na sede da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Indústria e do Comércio (Sedinc).

A reunião de ontem teve a presença de representantes da Seme e Sedinc, das secretarias de Estado de Desenvolvimento Agrário (Sedagro), Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec) e da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap). Todos estes órgãos integram o comitê.

O vice-governador afirmou que as universidades, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e de instituições como a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (Faema) serão convidadas para participar do comitê. (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621