Consórcio de Rebocadores batiza quatro embarcações em São Luís

03-12-2011 11:07

Uma cerimônia considerada das mais importantes deste ano na área portuária do Maranhão aconteceu nesta semana, no Terminal Portuário Ponta da Madeira (TPPM), em São Luís. O Consórcio de Rebocadores da Baía de São Marcos batizou quatro embarcações, denominadas Caue, Alegria, Fazendão e Praia Mole, que se incorporaram a uma frota de nove, que inclui ainda os rebocadores Engenheiro Mascarenhas, São Luís, Saturno, Corona e Sossego.

Para o gerente administrativo financeiro do consórcio, Paulo Nicolau, o momento que o Maranhão atravessa em termos de atividades portuárias é ímpar e a sua empresa está se antecipando na medida em que investe centenas de milhões de dólares para modernização da frota de rebocadores, de acordo com o sítio eletrônico PortosMA.

"O que estamos assistindo hoje aqui é o resultado de um planejamento arrojado que visa dar suporte as atividades macro da Vale em termos de carregamento de minério com a entrada em operação do Píer IV e dos supergraneleiros de 400 mil toneladas. Caso do Vale Brasil e do Vale Rio de Janeiro, ambos já em operação e atendidos, em Ponta da Madeira, dentro dos mais rígidos padrões de eficiência que a mineradora e o Consórcio pautam suas atividades", declarou Paulo Nicolau.

Para o empresário Luis Carlos Cantanhede, presente ao evento e um dos pioneiros no segmento de rebocadores na Ilha, basta olhar alguns anos no passado para entender a dimensão real do que significa o batismo dos quatro rebocadores. "Antes, os rebocadores eram em número bem reduzido e de capacidade mínima de força. Bem diferente destes superpotentes hoje em operação no sistema portuário de São Luís. Graças a essa visão empreendedora, o Maranhão é o estado da federação onde se opera com os maiores e mais potentes rebocadores do país", afirmou Cantanhede.

O Consórcio de Rebocadores da Baía de São Marcos é uma empresa nascida da união de dois grupos econômicos brasileiros, Vale e Wilson Sons.

Mais

As madrinhas dos rebocadores são: Eulália das Neves Ferreira (Alegria), Kátia Suely dos Santos (Caue), Sandra Pinheiro de Brito (Fazendão) e Ana Cristina Rodrigues de Almeida Mendes (Praia Mole). Para dar a bênção às novas embarcações rebocadoras, foi convidado o padre Claudio Corrêa. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621