Construção do novo berço petroleiro do Itaqui é iniciada

10-05-2012 08:39

 

A construção do berço 108 do Porto do Itaqui segue o cronograma divulgado pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), gestora do porto

A construção do berço 108 do Porto do Itaqui segue o cronograma divulgado pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), gestora do porto. O canteiro de obras já está montado, localizado na área posterior ao berço 103, ao lado do portal de entrada do cais. O empreendimento, orçado em R$ 49,3 milhões, tem prazo de 14 meses para ser concluído e deve aumentar em 40% a movimentação de derivados de petróleo, que no ano passado representou metade da carga operada no porto maranhense, o equivalente a 7 milhões de toneladas.

Com o berço 108, o porto terá três píeres (berços 104 e 106) especializados em operações com derivados de petróleo, responsáveis por mais da metade do volume de carga movimentada no Itaqui. O projeto do novo atracadouro vem sendo definido desde 2010, mas somente no fim do ano passado ganhou aval do Governo Federal, que garantiu recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A Cejen Engenharia Ltda. foi a empresa vencedora da concorrência.

Trâmites - A assinatura do contrato de construção do novo atracadouro ocorreu no dia 21 de março deste ano, na sede da Emap. A estatal vinha anunciando a concorrência pública desde junho de 2011. Até aquela data, estava definido que a Secretaria de Portos (SEP) realizaria o certame, que acabou executado pela Emap, no início deste ano. O resultado foi divulgado em fevereiro último.

No fim de março, a Emap divulgou no Diário Oficial do Estado (DOE) o pedido de licença da instalação à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) para construção do canteiro de obras do empreendimento.

Anteriormente a esta ação, a gestora do porto publicou no DOE a abertura de concorrência (número 013/2012) para contratação de empresa de engenharia para execução de serviços profissionais especializados na assistência técnica ao gerenciamento, fiscalização, assessoria técnica e controle das obras de construção do berço 108.

Negócios - A construção do novo berço está prevista no plano de negócios da Emap e ajudará a empresa a atingir uma das suas metas, que é passar dos atuais 14 milhões de toneladas movimentadas para 30 milhões até 2015.

Em 2031, quando a movimentação deverá alcançar 150 milhões de toneladas, a perspectiva é tornar o Itaqui um porto de classe mundial. Em 20 anos, a quantidade de granéis líquidos movimentada deverá ultrapassar a marca dos 43 milhões de toneladas/ano. Os derivados de petróleo no Itaqui estão no topo da lista dos produtos que mais contribuem para arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Luiz Fossati, presidente da Emap, na ocasião, pediu rigidez no cumprimento do prazo de construção da obra, assim como no atendimento às normas de segurança e meio ambiente, o que se pode verificar com a recente publicação no DOE dos pedidos de licenciamento ambiental e concorrência pública para a contratação de uma empresa de engenharia para fiscalizar as obras.

Na oportunidade, o presidente da Cejen, Ceciliano Ennes Neto, ressaltou que o grupo tem um braço especializado em operações portuárias e que também tem interesse em atuar no Maranhão nessa área com movimentação de granéis sólidos. A empresa, que existe há 25 anos, é especializada na construção de pontes e portos, a exemplo do Porto São Francisco do Sul, em Santa Catarina. No Porto de Antonina, no Paraná, a operadora portuária Interportos, que integra o grupo, realizou descarga offshore (serviço de apoio marítimo) de navios. (Fonte: O Estado do Maranhão)

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