Cooperativismo de crédito será debatido na ACM

27-01-2012 08:21

Empresários discutirão hoje, em evento na Associação Comercial do Maranhão, juros mais baixos e outras vantagens do sistema.

Todos os benefícios de uma cooperativa de crédito serão detalhados pelo consultor Jorge Alberto Silveira Peres, na Associação Comercial do Maranhão. O evento será realizado hoje, das 15h às 19h, na sede da ACM.

Taxas e juros mais baixos, melhores prazos e condições e atendimento diferenciado. Estas são algumas vantagens de se participar de uma cooperativa de crédito. Segundo Jorge Peres, oferecendo praticamente todos os serviços e produtos financeiros disponibilizados por bancos, as cooperativas trazem como vantagem a possibilidade real de retorno financeiro de eventuais sobras ou excedentes irem para o bolso do próprio associado.

Ele, que é diretor da Assessoria e Consultoria para Cooperativas e assessor da Unicred Central, fará uma apresentação detalhada a empresários e demais interessados das etapas para a instalação da cooperativa de crédito da Associação Comercial.

Entre os assuntos a serem abordados estão: organização e estrutura; produtos e serviços oferecidos; vantagens de se tornar um cooperado; direitos e deveres dos cooperados; diferenças reais entre as taxas das cooperativas e dos bancos; gestão, riscos e controles, e legislação.

“É importante frisar que as cooperativas de crédito são instituições financeiras supervisionadas pelo Banco Central, que exige fortes pilares para sua operacionalização, rígidos controles, auditorias independentes e transparência na gestão”, afirma.

Ele ainda orienta que a gestão deva ser feita por executivos que vivem e conhecem muito bem a realidade regional.

Cooperativas - No Maranhão, existem cinco cooperativas de crédito. São elas: a cooperativa de funcionários da Alumar; a Credima (Cooperativa de Crédito Rural Pré-Amazônia), presente em Açailândia, e a Credisul, que fica no município de Grajaú. Além destas, atuam no estado a Cooperativa de Crédito do Ministério Público do Maranhão (Coomamp/MA) e a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Médicos (Unicred).

“Com esta iniciativa, nossa entidade avança nas ações para a formação de sua própria cooperativa. Será uma oportunidade para esclarecimento de dúvidas e para conhecimento dos investimentos necessários para a formação de uma instituição como essa”, enfatizou o presidente da ACM, Haroldo Cavalcanti Junior.

Segundo ele, o objetivo da cooperativa de crédito da ACM é oferecer de modo mais simples e vantajoso aos associados, o acesso ao crédito e outros produtos financeiros como empréstimos, financiamentos, recebimento de contas, entre outros.

Mais

Atualmente, no Brasil, segundo dados do Banco Central, há 1.444 cooperativas de crédito. (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621