Corredor Centro-Norte discutirá segmento portuário em Imperatiz

13-10-2011 11:32

BRASÍLIA - A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Corredor Centro-Norte (Adecon) promove, em novembro, o XXIII Encontro sobre o Corredor Centro-Norte, que será realizado na Associação Comercial e Industrial de Imperatriz. A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) apoia o evento. O diretor-geral da agência, Fernando Fialho, participará da abertura do seminário.

Um dos objetivos do evento é discutir o papel da região de Imperatriz na consolidação de uma infraestrutura logística. Conforme a Adecon, a opção pelo "rumo norte" viabiliza a produção em todo centro-oeste e ainda leva desenvolvimento e novas opções para todos estados da área de abrangência do corredor: Mato Grosso, Pará, Goiás, Tocantins e Maranhão, além de atingir outros estados limítrofes.

A Adecon defende a infraestrutura como indutora de desenvolvimento sustentável. A instituição apoia a implantação da Hidrovia do Tocantins-Araguaia e as eclusas de Tucuruí, que já entraram em operação comercial, a Ferrovia Norte-Sul, a efetivação do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram) e a ampliação do Porto de Vila do Conde (PA), além de terminais públicos ao longo dos rios Tocantins e Araguaia.

Segundo Fernando Fialho, as hidrovias são ferramentas que podem contribuir para a melhoria da logística nacional. O diretor-geral da Antaq também apoia os investimentos portuários. Para Fialho, os portos desempenham papel fundamental para o comércio brasileiro. "O setor portuário precisa se desenvolver a cada dia, pois contribui de forma decisiva para as exportações e importações brasileiras", destacou.

Na próxima terça-feira, será realizada a abertura dos envelopes das empresas interessadas pela construção do Tegram, no Porto do Itaqui, administrado pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap). A empresa adiantou que pelo menos 100 companhias apresentaram interesse em participar da licitação. O Tegram será um dos principais temas Corredor Centro-Norte.

Logística - Para o presidente da Adecon, Alberto Polo Pereira, "é necessária a solução de continuidade na logística regional para que os agentes econômicos possam planejar seus investimentos e confiar que não haverá mais os retrocessos do passado".

Participarão do O XXIII Encontro sobre o Corredor Centro-Norte, o diretor-geral da Antaq, Fernando Fialho, os secretários estaduais de Turismo, Jura Filho; da Agricultura, Claudio Azevedo; o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, e o presidente da Associação Comercial de Imperatriz, Gilson de Sousa Kyt.

Os temas a serem abordados no encontro serão transportes aquaviários, ferroviários e rodoviários, além de terminais intermodais da Ferrovia Norte-Sul e da Hidrovia Tocantins. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621