Cresce a economia do município de Imperatriz

04-09-2011 15:08

Imperatriz – Segundo maior município do Maranhão, Imperatriz continua despertando a atenção de grandes empreendedores. São empresários que atuam em diversas regiões, inclusive nos mais importantes centros, conforme o presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), Gilson de Sousa Kyt.

“Graças à força do seu povo, ao espírito empreendedor de pessoas que para cá vieram de diversas regiões do Brasil, o município cresce, sendo possível vislumbrar um futuro cada vez melhor”, assegurou o empresário.

Os pioneiros também são parte indispensável no processo de crescimento do município que desperta a atenção não só do Brasil, mas do mundo. Imperatriz hoje é a uma das cidades que mais crescem no Nordeste.

Organismos ligados à Fundação Getúlio Vargas (FGV) e publicações da relevância da Revista Você S.A. (Editora Abril), de São Paulo (SP), já constataram isso, por meio de pesquisas e reportagens especiais.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Imperatriz (CDL) elogia os imperatrizenses, reafirmando disposição de continuar firme no propósito de contribuir com o fortalecimento do varejo.

O Tocantins, o Pará e o Piauí, estados vizinhos, também festejam o crescimento de Imperatriz. A cidade fica situada em uma das regiões mais prósperas do país. Tem solo fértil e permite acesso a vários centros de desenvolvimento do Brasil.

Vale ressaltar que o título de Metrópole da Integração Nacional deve-se à localização estratégica de Imperatriz, à existência, por exemplo, de multimodalidade de transportes e de como tudo isso torna o município sede de um centro de logística de movimentação de cargas e de passageiros.

Esse sistema de modais de transporte contribui para que a produção gerada em Imperatriz e, principalmente na área de sua influência, mantenha um custo final competitivo no mercado consumidor externo, ou seja, nas exportações.

Índices – “Os índices de desenvolvimento registrados em Imperatriz resultam no alavancamento da economia maranhense, tendo em vista que negócios e recursos são viabilizados”, disse Gilson Kyt. O município, que começou a ser chamado de Portal da Amazônia, em 1972, é campeão em títulos.

O município também é reconhecido nacionalmente como a Capital Brasileira da Energia, Cidade com Maior Dinamismo Econômico do País, Melhor Cidade para Fazer Carreira Profissional, Município com Maior Relação Leito-Hospitalar/Habitante do País, Capital Norte-Nordeste do Automobilismo, Polo Nacional de Xadrez, Cidade-Sede do Maior Templo Evangélico da América Latina e Cidade da Esperança.

Imperatriz é a cidade dos superlativos e do pluralismo. Fazendeiros de consolidados estados começaram negócios no município. E as probabilidades de retorno para suas cidades, seus locais de origem, estão descartadas. “Aqui constituí tudo, daqui não quero mais sair”, sentenciou Paula Portela, mineira.

Suas instituições de classe, notadamente as ligadas à indústria e ao comércio, caso, por exemplo, da CDL, da ACII, do Sindicato do Comércio (Sindicom) e do Sindicato dos Atacadistas (Sindicoma) recebem manifestações, contatos de empreendedores de importantes centros de desenvolvimento do país.

Francisco da Silva Almeida, presidente da CDL, e Gilson Kyt são os responsáveis pela consecução de dois grandes e exitosos projetos: a Campanha Sonho de Natal, realizada tradicionalmente em dezembro, e a Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz (Fecoimp), ocorrida em setembro. A 11ª edição do evento acontecerá de 14 a 17 deste mês no Centro de Convenções de Imperatriz (CCI).

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 1970 a 1980, o número de pessoas de outros países e de pelo menos 24 estados, fora o Maranhão, era responsável por 45% da população de Imperatriz. (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621