Cursos garantem aproveitamento trabalhadores nas obras da refinaria

14-04-2011 15:43

 

Em torno de 80% dos 366 trabalhadores maranhenses que já certificados nas primeiras turmas de qualificação nas áreas de motorista basculante e operadores de máquinas pesadas deverão ser aproveitados na próxima mobilização – prevista para o fim de maio - no canteiro de obras da Refinaria Premium I, em Bacabeira. A boa notícia foi dada à Secretaria de Trabalho e Economia Solidária (Setres) pelo Consórcio GSF - formado pelas empresas Galvão Engenharia, Serveng Civilsan e Fidens Engenharia - responsável pelas obras civis iniciais do empreendimento.

Os cursos, que são resultado de parceria da Setres, por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine), com o consórcio GSF, foram iniciados dia 14 de março e já certificaram 366 trabalhadores maranhenses nas ocupações de motorista basculante, operador de escavadeira e operador de pá-carregadeira.

Ainda estão previstas turmas para certificação nas ocupações de operador de trator pneu, operador de trator esteira, operador de patrol e operador de rolo compactador

A oferta dos cursos busca qualificar a mão de obra das comunidades de influência direta da refinaria para que os participantes também possam concorrer às vagas das obras civis já iniciadas pelo Consórcio GSF. Foram captados trabalhadores dos municípios de Bacabeira, Santa Rita, Rosário e São Luís.

Os candidatos que não forem aproveitados na próxima etapa de obras da refinaria estarão à disposição do mercado de trabalho, por meio do banco de dados do Sine de São Luís. Quase mil vagas de qualificação foram oferecidas pela ação. As turmas restantes continuam em andamento.

De acordo com Pedro Bezerra, gestor de RH do Consórcio GSF, o resultado da qualificação tem sido muito boa. "Temos a certeza de que estamos contribuindo para o desenvolvimento profissional das comunidades próximas às obras da Premium I", enfatizou Bezerra.

 

Lançamento das turmas

Durante a aula inaugural, o secretário de Trabalho, José Antônio Heluy, incentivou os beneficiados a se dedicarem aos cursos. "Essa é uma grande oportunidade para todos vocês. Aproveitem bem as informações desse que, na verdade, é um grande treinamento, para que possam garantir uma vaga no mercado de trabalho", destacou.

Para o gerente administrativo do Consórcio Juvan Arruda, a realização dos cursos é um modelo de investimento em qualificação a ser seguido. "Nosso objetivo vai além de atender a necessidade da obra da refinaria, pois queremos contribuir para o aperfeiçoamento da mão de obra local. Essa ação reforça a postura do Consórcio GSF e da Petrobras, como um empreendimento socialmente responsável", encerrou. (Fonte: Governo do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621