Deputados federais vão discutir em audiência uso de energia nuclear no país

17-03-2011 14:45

 

Brasília - A Comissão do Meio Ambiente da Câmara aprovou ontem requerimento do deputado Sarney Filho (PV-MA) de audiência pública para discutir o uso de energia nuclear no Brasil. O objetivo da audiência - ainda não tem data definida - é discutir o acidente nuclear no Japão e a segurança das usinas nucleares de Angra 1 e Angra 2, no Rio de Janeiro.

Ao defender o debate, Sarney Filho disse ao presidente da Comissão, deputado Giovani Cherini (PDT-RS), que o terremoto e o tsunami que abalaram o Japão, além da perda de milhares de vidas humanas, dos prejuízos ambientais e econômicos, "nos faz refletir, de uma forma especial, quanto a segurança das usinas nucleares no Brasil".

Sarney Filho argumenta que, em razão da recente catástrofe ocorrida no Japão, é necessário debater, além da utilização e pesquisa em energia nuclear, as demais fontes de energia disponíveis e compatíveis com as condições ambientais do país.

Deverão participar das discussões técnicos responsáveis pela segurança das usinas, cientistas, dirigentes do Ministério de Minas e Energia, Eletronuclear e Ibama, além de ONGs.

Comissão - Sarney Filho e o líder do PSDB, Duarte Nogueira (SP), apresentaram também ontem requerimento à Mesa Diretora do Congresso para que seja criada uma Comissão Mista Especial com o objetivo de acompanhar, monitorar e fiscalizar as ações referentes à implantação de usinas nucleares no Brasil.

A tragédia no Japão, segundo os líderes, já fez diferentes países anunciarem mudanças na segurança de seus programas nucleares. É fundamental, de acordo com eles, que o Congresso acompanhe os estudos sobre a situação das usinas já existentes e também sobre a construção de novas unidades nucleares no Brasil.

Para os parlamentares, é preocupante a iminência da instalação de novos empreendimentos nucleares no Brasil, por iniciativa do Executivo, "sem que haja prévia participação do Congresso Nacional e sem que se assegure amplo debate público sobre a matéria".

Ontem, no Plenário, diversos parlamentares também mostraram preocupação com o tema. Sarney Filho leu nota oficial do PV na qual ressalta que a usina nuclear de Fukushima está em uma situação de risco total. Na nota, o partido diz que a recente declaração do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, de que a questão nuclear brasileira está dissociada da japonesa é precipitada e incoerente, "pois observamos que a usina do Japão não explodiu por conta do tsunami ou dos sucessivos terremotos da região, mas devido a uma simples falha no suprimento de eletricidade".

 

(Fonte: O ESTADO DO MARANHÃO, Ed. 17.747, Política - pág. 03)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621