Deputados da oposição questionam projeto da Refinaria Premium

12-07-2012 09:40

Integrantes da bancada da Oposição ocuparam a tribuna, na sessão desta quarta-feira (11), para fazer comentários sobre declarações dadas pela presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, acerca do projeto de construção da Refinaria Premium I, no município de Bacabeira.

Graças Foster deu declarações à imprensa, após encontro com a governadora Roseana Sarney, realizado na terça-feira (10), no Palácio dos Leões.

O líder da Oposição, deputado Marcelo Tavares (PSB), afirmou que os oposicionistas ficaram extremamente preocupados e ao mesmo tempo decepcionados com a situação das obras da Refinaria Premium em Bacabeira.

Ficamos preocupados porque entendemos que é um investimento importante para o Estado do Maranhão e decepcionados com aqueles que prometeram esta obra como a tábua de salvação do Maranhão e como uma grande obra de caráter eleitoral, pois não há como falar na Refinaria e não lembrar da reeleição da governadora Roseana, afirmou Marcelo Tavares.

Ele chamou a atenção do Plenário para o seguinte questionamento: Será que sem essa obra, que agora parece que não vai acontecer, a governadora teria vencido as eleições com dois mil e poucos votos ou quatro mil votos de diferença, será que teria vencido?, questionou o líder oposicionista.

O deputado Bira do Pindaré (PT) afirmou, por sua vez, que o projeto da Refinaria Premium traz à lembrança do antigo projeto da fábrica de confecções Kao I, que seria instalado no município de Rosário.

Eu me lembro de que a inauguração da Kao I teve toda pompa; trouxeram o presidente da República, à época Fernando Henrique Cardoso, ao Maranhão. Ele inaugurou a Kao I, uma fábrica financiada com dinheiro público, e que foi cantada em verso e prosa, que seria o caminho da redenção do povo do Maranhão na geração d e emprego e renda, mobilizou os municípios de Rosário, Bacabeira e região, e também fortemente aqui na Ilha de São Luís, e depois o resultado, nós conhecemos. Foi uma grande enganação o projeto da Kao I, e agora o mesmo acontece com o projeto da Refinaria Premium.

Para o deputado Othelino Neto (PPS), a vinda da presidente da Petrobras, Graças Foster, a São Luís confirmou a suspeita de que o projeto da refinaria não passou da criação de um grande engodo para enganar a sociedade do Maranhão. Othelino frisou que o anúncio da refinaria foi utilizado como grande instrumento de marketing eleitoral para a eleição da governadora Roseana Sarney.

Passados os três anos de conversa, passados os três anos de empurra com a barriga agora a presidente da Petrobras - que ao que parece tem o estilo de dizer a verdade sem meias palavras e sem subterfúgios - derrubou e colocou por terra de vez essa mentira que foi criada para enrolar os maranhenses, declarou Othelino Neto.

O deputado Neto Evangelista (PSDB) também manifestou sua preocupação quanto à incerteza da instalação da Refinaria Premium no Maranhão. Ele sugeriu que os deputados tenham uma audiência com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e com a presidente da Petrobras, Graças Foster, para que seja devidamente esclarecida a situação da obra da refinaria.

É preciso dar uma resposta à população, para que se possa botar um ponto final nisto. E não ficar mais brincando com a população porque se ficar nesse jogo vai chegar em 2014 e o atual governo vai dizer; não, nós conversamos com o governo federal e vai terminar no próximo ano se o nosso sucessor se eleger. Se o PMDB nacional parasse de pedir cargo e passasse a pedir benefícios para o Maranhão, não tenha dúvidas que nós já teríamos avançado muito mais, declarou Neto Evangelista. (Fonte: Jornal Pequeno)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621