Deputados devem disputar Mesa Diretora

30-01-2011 15:56

 

Os partidos e blocos que comporão a nova Assembléia Legislativa vão buscar, amanhã, uma última tentativa de consenso na formação da nova Mesa Diretora, a ser eleita terça- feira, dia 1º. Até o início da semana passada, a intenção do deputado Ricardo Murad (PMDB) era definir os nomes na última sexta-feira, mas questões internas de alguns partidos impediram o anúncio.

No mesmo dia, o deputado Manoel Ribeiro (PTB) anunciou que irá disputar o cargo de presidente com Murad. Além dele, já lançaram candidaturas de forma avulsa os deputados César Pires (DEM) e Edilázio Júnior (PV).

Além das candidaturas avulsas, o bloco majoritário, liderado por Murad, sofreu outro revés na última sexta-feira. O bloquinho, que tinha 14 parlamentares, ganhou a adesão do PSDB e passou a ter maioria, com 17 deputados em plenário. Na prática, significa que será o bloquinho, e não mais o blocão, a indicar a primeira vaga da Mesa. "Vamos escolher primeiro. Então, decidiremos pela 1ª vice-presidência ou 1ª secretaria. Só depois o blocão escolhe", assegurou Jota Pinto (PR), um dos indicados do bloco.

Uma das conseqüências da união bloquinho/PSDB é que o tucano Neto Evangelista, que estava numa espécie de lista de espera, deve garantir vaga na Mesa, provavelmente na 2ª vice ou 2ª secretaria. Outra consequência: o blocão perderá a vantagem de indicar quatro vagas. Agora, terá direito a três, incluindo a de Ricardo Murad.

A eleição da Mesa da Assembléia acontece logo após a posse dos deputados eleitos em outubro do ano passado. A próxima legislatura vai de 2011 a 2015.

Definição - Amanhã, as legendas e blocos devem definir as suas posições. Os partidos de oposição - PDT/PSB/PPS/PCdoB - vão decidir pela separação em vários blocos ou a manutenção de um único bloco. Optando pela segunda hipótese, garantirão as duas vagas na Mesa. "Juntos, somaremos. Isso garante três vagas, como estava previsto desde o início", disse Rubens Pereira Júnior, antes da decisão do PSDB de se aliar ao bloquinho.

Só estão certos na oposição os nomes dos indicados. Entram Graça Paz (PDT) e Cleide Coutinho (PSB) - a menos que Graça confirme sua ida para a prefeitura de São Luís. Neste caso, o nome a ser indicado é o do atual vice-presidente da Casa, Camilo Figueiredo (PDT).

Na base governista, o PV também deixou para amanhã a definição do nome de Carlos Filho para compor a 1ª Secretaria, uma vez que Edilázio Júnior reclama interesse pela vaga. "Reclamaram que o partido não se reuniu para decidir as indicações. Então, chamei a reunião", disse o presidente da legenda e deputado estadual Victor Mendes. A princípio, a reunião seria sexta-feira passada, mas a ausência de Edilázio Júnior adiou a decisão para amanhã.

O bloquinho é o único com nomes já definidos - agora incluindo também o PSDB. Pela ordem: Jota Pinto (PR), Neto Evangelista (PSDB), Francisca Primo (PT) e Marcos Caldas (PRB). Os nomes serão indicados de acordo com a ordem de preferência dos postos - ora em disputa com o Blocão, ora com a oposição.

 

(Fontes: O ESTADO DO MARANHÃO, Ed. 17.701, Política – pág. 03)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621