Desenvolvimento sustentável em debate no Fórum de Secretários

03-08-2012 08:46

O evento, que acontece até hoje, no Hotel Luzeiros, é coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Orçamento.

O 50º Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento debate, até hoje, no Hotel Luzeiros, ações voltadas para o desenvolvimento sustentável dos estados brasileiros e o Plano Nacional de Logística e Transportes. O evento é coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Orçamento (Seplan). Participaram da abertura do evento, os secretários Cláudio Trinchão (Fazenda), Fábio Gondim (Gestão e Previdência) e Victor Mendes (Meio Ambiente).

"Estamos discutindo temas importantes para a sociedade, que devem ser considerados de acordo com o desenvolvimento econômico do país", declarou o secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, João Bernardo Bringel. Ele apontou como fundamentais as discussões sobre o Código Florestal e o Plano Nacional de Logística e Transportes.

O presidente do Conselho Nacional de Secretário de Planejamento (Conseplan), Gustavo Nogueira, afirmou que o fórum procura discutir os temas nacionais que mais afligem os governos estaduais, incluindo a crise econômica mundial. "Tudo o que pode afetar as receitas dos estados são colocadas em discussão. Não há planejamento se não há receita", ressaltou. Ele acrescentou que um dos temas fundamentais é a proposta de integração logística entre os estados. "Temos grandes gargalos, precisamos de investimentos para o setor aeroviário, rodoviário e ferroviário", assinalou.

Outro tema discutido ontem no Fórum foi a "Atividade Produtiva Atual e o Meio Ambiente", que teve como palestrante o secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, Francisco Gaetani. Ele explicou que o Brasil vive um momento importante após a Rio+20, porque o meio ambiente, hoje, é central no projeto de desenvolvimento do país.

Hoje, o fórum prossegue e vai abordar a Metodologia de Apoio aos Estados Brasileiros na Avaliação dos seus Sistemas de Planejamento e Orçamento, pelo consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Mauro Fridman. Além disso, os Grupos de Trabalho do Conseplan vão apresentar relatórios sobre Reforma Tributária e Fundo de Participação dos Estados (FPE). (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621