Dilma Rousseff inaugurará obra do Estaleiro Rio Tietê
BRASÍLIA - A presidente Dilma Rousseff participa, hoje (13), do lançamento da pedra fundamental do Estaleiro Rio Tietê, em Araçatuba (SP), contratado pela Transpetro para construir 20 comboios hidroviários para o transporte de etanol. Durante a cerimônia, que simboliza o começo das obras do estaleiro, Transpetro e Caixa Econômica Federal assinaram os contratos de financiamento do Programa de Modernização da Frota (Promef), subprograma Hidrovia, primeiro a utilizar em larga escala o potencial da Hidrovia Tietê-Paraná, alternativa segura, econômica e menos poluente para o escoamento da produção de etanol do Centro-Oeste e Sudeste do país.
A construção da nova frota hidroviária da Transpetro seguirá as premissas fundamentais do Promef: fabricação no Brasil, conteúdo nacional de 70% e competitividade internacional dos estaleiros.
A Hidrovia Tietê-Paraná levará o etanol produzido nas regiões Centro-Oeste e Sudeste para a Refinaria de Paulínia (Replan) e, de lá, por dutos, atingirá diversos terminais, incluindo os de São Sebastião (SP) e de Ilha d'Água (RJ), de onde será possível exportar o produto. A redução de custo de logística permitida pelo modal hidroviário possibilitará ao etanol brasileiro disputar mercados internacionais de forma mais competitiva.
Mais
O projeto da Hidrovia Tietê-Paraná, integrante do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, prevê que, a partir de 2013, a Transpetro faça o transporte fluvial de etanol. Cada comboio será formado de quatro barcaças e de um empurrador, com capacidade para transportar 7,6 milhões de litros de combustível. Quando totalmente operacional, o volume anual transportado deverá chegar a 4 bilhões de litros. A operação dos novos comboios hidroviários integra o Programa de Logística Integrada de Escoamento de Etanol da Petrobras, que inclui ainda a construção de novos dutos, centros coletores e terminais portuários. (Fonte: O Estado do Maranhão)