Dilma destaca Supersimples como um estímulo para o empreendedorismo

31-07-2012 11:36

Análise foi feita durante o programa Café com a Presidente, que ressaltou a adesão de mais de 6,5 milhões de micro.

BRASÍLIA - No programa Café com a Presidente de ontem, Dilma Rousseff destacou os cinco anos do Supersimples, que já tem a adesão de mais de 6,5 milhões de micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais (MEI). Hoje, o segmento que integra o Supersimples é responsável por um em cada quatro empregos com carteira assinada no Brasil. No Maranhão, as micro e pequenas empresas representam 99% dos CNPJs ativos.

Ao lado do presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, Dilma Rousseff falou da importância do regime tributário diferenciado para as micro e pequenas empresas e também para a economia brasileira. Destacou que nenhum país tem um programa de incentivo para os pequenos negócios tão forte quanto o Brasil.

"Esse modelo que aposta no pequeno e microempreendedorismo é um modelo que gera oportunidades para todos. O Supersimples cobra, das micro e pequenas empresas, um imposto que elas dão conta de pagar. Simplifica a burocracia e diminui a carga de impostos, reduzindo custos e facilitando a formalização. Isso é importante, porque essas empresas são grandes geradoras de oportunidades de trabalho, renda e riqueza em todo o país", afirmou a presidente.

O número de microempreendedores tem se tornado cada vez mais significativo. Neste mês, o número de registros ultrapassou os 2,2 milhões. No Maranhão, já são mais de 38 mil cadastrados. Em visita ao Maranhão na semana passada, Luiz Barretto declarou que o MEI é o principal cliente do Sebrae nos próximos anos. De acordo com dados do Sebrae Nacional, no ano passado, 22 mil microempreendedores individuais se tornaram microempresas no Brasil.

"O Brasil é realmente uma referência mundial mantendo uma taxa de 17% de empreendedorismo e conseguindo que 70% das novas empresas sobrevivam no mercado. Comemoramos mais de 2 milhões de empreendedores individuais e vamos continuar investindo não apenas na ampliação desse número, como também na capacitação desses empreendedores, para que eles evoluam para microempresas e possa gerar mais empregos e renda pro nosso país", destacou Barretto.

Dilma Roussef também reconheceu a importância da figura do MEI para o desenvolvimento da economia brasileira. "O MEI está, sem dúvida, ajudando a fortalecer um talento fantástico do povo brasileiro, que é ser empreendedor. É um povo que batalha para ter seu próprio negócio para melhorar de vida", declarou. (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621