Dilma garante investimentos no MA

24-04-2012 15:29

O vice-governador Washington Oliveira (PT) recebeu ontem, em reunião de trabalho de governadores do Nordeste com a presidente Dilma Rousseff (PT) e os ministros Edison Lobão (Minas e Energia) e Fernando Bezerra (Integração Nacional), em Aracaju (SE), a informação de que Governo do Maranhão pode criar um comitê de combate à seca e pleitear recursos federais para ações nesta área.

A garantia foi dada pela própria presidente após Washington apresentar a ela e aos colegas governadores e vice-governadores presentes o plano estadual de combate à pobreza e as medidas adotadas pela governadora Roseana Sarney (PMDB) para viabilizar o projeto.

Uma das ações mais elogiadas, de acordo com o vice-governador, foi a iniciativa de criar uma “supersecretaria” de combate à pobreza, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), entregue semana passado ao comando do ex-presidente da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Fernando Fialho.

“A presidente nos garantiu que podemos criar este comitê de combate à seca para ter acesso aos recursos do Governo Federal. Dilma elogiou muito a iniciativa do Governo do Maranhão de criar um secretaria específica para o combate à pobreza e acrescentou que o nosso estado poderá, sim, ter acesso a recursos federais também para o combate à seca”, revelou o vice-governador.

Washington explicou em Aracaju que os problemas enfrentados pela seca no Maranhão não são tão graves quanto no Piauí, em Pernambuco, no Rio Grande do Norte, na Bahia e no próprio Sergipe. Mas ressaltou que existe uma área do estado inserida no chamado semiárido. “Essa região precisa de atenção redobrada”, frisou.

Segundo ele, a principal consequência da estiagem, no Maranhão, é a perda da lavoura de arroz. “Nessas regiões do semiárido maranhense, a principal cultura é a do arroz, que sempre fica prejudicada em períodos de grande estiagem”, lembrou.

Combate à pobreza – Afora os problemas trazidos pela seca, o vice-governador discutiu com Dilma Rousseff o que chamou de “audacioso plano estadual de combate à pobreza”. À presidente, ele apresentou detalhes do programa – que deve contar com investimentos da ordem de R$ 500 milhões, contraídos por meio de financiamento do BNDES – e solicitou reforço financeiro do Governo Federal.

Washington lembrou que o maior desafio do Maranhão é erradicar a pobreza rural, foco dos piores índices de desenvolvimento registrados no estado.

“Nós temos alguns problemas com a seca no semiárido. Mas o foco desse audacioso plano estadual de combate à pobreza é a erradicação da pobreza rural, responsável pelos piores índices que ainda sustentamos. Mas a presidente Dilma Rousseff entende que o Governo do Estado tem um programa sério e profissional de combate a essa mazela e me garantiu que o Maranhão pode contar com o Governo Federal para o enfrentamento dos índices de pobreza”, completou. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621