Diretoria da Antaq conhece o Projeto Norte Competitivo

20-07-2011 09:21

 

BRASÍLIA - Os consultores Renato Pavan e Olivier Girard apresentaram ontem (19) ao diretor Tiago Lima e a gerentes e especialistas da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) os resultados do Projeto Norte Competitivo, realizado pela Macrologística, contratada pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), com o apoio das federações da indústria dos Estados da Região Norte, do Mato Grosso e do Maranhão.

O objetivo do projeto é o planejamento estratégico da logística de carga dos nove estados, a fim de integrá-los física e economicamente, a partir de eixos de integração que se constituam em eixos de desenvolvimento. No caso do Maranhão, destaca-se a integração da Ferrovia Norte-Sul aos demais estados, como forma de ligação com o Porto do Itaqui, tido como estratégico para a exportação de grãos agrícolas nos próximos anos.

Durante sete meses, a consultoria analisou 16 cadeias produtivas, que envolvem 50 produtos, 32 origens, 38 destinos, 6 tipos de cargas, 4 tipos de fretes e 923 rotas de ligação existentes ou potenciais. Todos estes dados foram avaliados em função dos fluxos de oferta e demanda.

Na primeira fase do projeto, mapearam-se os principais pólos de produção para cada um dos 50 produtos, o volume produzido e o destino final de cada um deles. Fizeram-se projeções de aumento da produção até 2030.

"Hoje, o sistema logístico regional dá conta do recado, mas em 2030, se não houver investimentos nos portos, nas hidrovias, nas rodovias, os custos logísticos, que não são baixos, vão castigar o setor produtivo local", disse Girard.

Apontamentos - O projeto derrubou alguns mitos. Identificou, por exemplo, que 13 de 42 eixos de transporte identificados não geram economia alguma, entre eles os corredores internacionais. "Foi importante para acabar com os achismos. Os corredores bioceânicos de que tanto se fala, por exemplo, encarecem, e muito, os custos de transporte", esclareceu Girard.

Dos 42 eixos, chegou-se a nove, considerados prioritários, dos quais cinco já existem e necessitam apenas de melhorias. O volume de investimentos necessários para tornar operacionais ou para melhorar a infraestrutura já existente é de R$ 13,8 bilhões, em 73 projetos. "Este valor se paga em menos de quatro anos, pela redução de custos que gera", afirmou Girard.

Desde a finalização do projeto, em março de 2011, os consultores o apresentaram aos governadores dos nove estados, que determinaram aos secretários de Transporte que dessem prioridade à integração física e econômica de seus estados por meio dos eixos identificados. Segundo informaram os consultores, os secretários se reuniram com as ministras do Planejamento e da Casa Civil para tratar da inclusão dos projetos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621