DNIT não estipula prazo para obra de duplicação da Belém-Brasília

23-05-2012 15:05

Rodovia, que no trecho maranhense leva o nome de BR-010 e se estende de Itinga a Estreito, está com deficiências e causa número elevado de acidentes.

Imperatriz - O supervisor do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) em Imperatriz, Pedro Deodato Nascimento admitiu que o perímetro urbano da BR-010 precisa de melhorias urgentes. Ele disse que o trecho que ele considera urbano – 13 quilômetros e não 15 como diz a Polícia Rodoviária Federal (PRF) - não tem buracos porque vem sendo recuperado constantemente, assim como a ciclovia, que está sendo limpa pelo programa de conservação desenvolvido pelo órgão.

Os buracos existentes nas marginais, segundo ele, são de responsabilidade da Prefeitura de Imperatriz, que firmou um acordo com o DNIT.

Sobre a ciclovia, Pedro Deodato destacou a construção do único trecho dessa faixa exclusiva para ciclista, que foi iniciativa sua em 1987. Ele disse ainda que criou o primeiro posto da PRF em parceria com o 50º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS), em 1978. Informou também que passou seis anos afastado do órgão federal para fazer a obra de uma ponte sobre o Rio Tocantins.

“Quando eu voltei, a terceira faixa de trânsito que se estende da ponta da Lagoa Cercada até a Avenida Bernardo Sayão já tinha virado acostamento e a ciclovia não existia mais”, relembrou o supervisor da DNIT.

Pedro Deodato foi econômico ao falar sobre o projeto de duplicação da BR-010 no perímetro urbano. Ele disse que o projeto está em Brasília e só o superintendente do órgão teria uma informação segura sobre seu andamento.

O supervisor reconheceu a importância do projeto de duplicação para a melhoria do tráfego e até ressaltou que, se colocado em prática, terá de derrubar o viaduto atual para reconstruir outro de forma adequada, já que o existente não atende aos padrões de construção civil.

Informado sobre o movimento de moradores do Conjunto Nova Vitória, que reivindica melhorias na BR-010, Pedro Deodato reagiu: “Todo mundo sabe que nas vésperas de período eleitoral essas coisas acontecem”. Segundo ele, a reivindicação de candidatos a vereador é a construção de redutores de velocidade ou quebra-molas.

O problema que tem causado acidentes na entrada do Conjunto Nova Vitória, segundo o supervisor do DNIT, é resultado de condutores mal habilitados e, que, na maioria das vezes, não sabem fazer a conversão no acostamento para depois entrar na estrada do conjunto que dá acesso à cidade de Davinópolis. Lá, segundo ele, também já foram construídos quebra-molas.

Pedro Deodato defendeu como alternativa para reduzir o número de acidentes a realização de uma grande campanha de educação para o trânsito.

Acidentes - Segundo dados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o perímetro urbano da BR-010 é o segundo local onde é registrado maior número de acidentes em Imperatriz.

O chefe da 4ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (DPRF), inspetor Osmilton Galdino, disse que os 144 acidentes ocorridos este ano mostram que o trecho é perigoso se comparado com toda a malha viária da região.

“Para se ter uma ideia, temos abrangência de Itinga a Estreito e de Estreito até Barra do Corda, além de Açailândia até Buriticupu. São 890 quilômetros e, no entanto, concentra a maioria dos acidentes nesses 15 quilômetros de Imperatriz”, explicou o inspetor.

Osmilton Galdino disse que a maioria dos acidentes não causam mortes, mas se preocupa com isso. No entendimento dele, os acidentes, em sua maioria, são de pequeno impacto, como colisão traseira por redução em quebra-molas. Em todas as colisões há falha humana por falta de atenção, segundo ele.

“A rodovia precisa receber melhorias na infraestrutura, sob pena de estrangulamento do tráfego em um período de cinco anos”, assegurou o inspetor.

Galdino considera que, apesar do trânsito intenso, a BR-010 não dispõe de ciclovia e também não dispõe de rotatórias adequadas e nem passagens para pedestres, as existentes foram improvisadas pelos usuários.

“Tudo isso está contemplado em um projeto de duplicação de melhoria da travessia urbana de Imperatriz. Lá, têm a sugestão de oito viadutos e faixa de ciclista. Feito, os acidentes de maior gravidade serão reduzidos, mas, até lá, os usuários estão com razão, porque não temos uma travessia urbana adequada”, destacou o inspetor.

Conforme Galdino, a cada dia, Imperatriz licencia 800 veículos. Então, se colocar 800 por ano vai ser 10 mil veículos. Cinquenta mil veículos a mais em cinco anos com a mesma rodovia.

Prefeitura começa a iluminação

O trabalho de iluminação na BR-010 começou na manhã de segunda-feira (21). O início da obra contou com a presença do prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, do secretário municipal de Infraestrutura, Roberto Alencar, e do presidente da Câmara Municipal, Hamilton Miranda.

Duas equipes vão trabalhar na iluminação da BR-010, uma em cada extremo. Toda a área urbana da rodovia, no trecho entre o viaduto da ferrovia até as proximidades das Carrocerias Randon.

Segundo Roberto Alencar, serão cerca de 13 quilômetros de iluminação. “É iluminação nova e moderna. Todo o perímetro urbano da BR-010 será iluminado, melhorando a segurança dos condutores e dos demais cidadãos que passam pelo local”, explicou o secretário.

O Município deve investir na iluminação da rodovia cerca de R$ 4 milhões. O objetivo é melhorar a segurança dos condutores. No entanto, segundo Madeira, este não é o único benefício. “Estamos iluminando para melhorar também a segurança de cidadãos que passam por aqui. A escuridão dificulta a condução do veículo, já que esconde os defeitos do asfalto, além de facilitar a ação de bandidos. Mas não é só isso. Iluminada, a cidade fica mais bonita”, afirmou.

De acordo com Roberto Alencar, desde 2009, o Município investe, em média, cerca de R$ 5,5 milhões por ano na iluminação pública da cidade. (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621