Dois cargueiros da classe Valemax estão fundeados na costa da Ilha

18-01-2012 09:21

Navio Vale China baixou âncoras no dia 13 deste mês e aguarda para atracar em Ponta da Madeira.

Dois cargueiros da classe Valemax, de 400 mil toneladas (t) de porte bruto (TPB) e 390 mil/t de capacidade de carga, estão fundeados na Baía de São Marcos: o Vale China e o Vale Beijing, distantes cerca de 1,5 km um do outro e os dois a 60 km da costa de São Luís. O primeiro chegou à baía no dia 13 deste mês e ainda não tem data prevista para atracação no Terminal Portuário Ponta da Madeira (TPPM), com prognóstico de carregar 350 mil/t de minério de ferro.

A chegada do Vale China à Baía de São Marcos representa o segundo carregamento de um navio dessa categoria este ano no TPPM, depois do acidente envolvendo o Vale Beijing, ocorrido no início de dezembro do ano passado, quando sofreu rachaduras nos tanques de lastro da popa e, desde então, permanece em águas maranhenses em operação de salvamento, visto o risco de um naufrágio. No início deste mês, o Vale Brasil, o primeiro da classe Valemax a entrar em operação, realizada em maio do ano passado, carregou cerca de 360 mil toneladas de minério de ferro em Ponta da Madeira e, segundo a imprensa especializada no setor portuário, deve descarregar nas Ilhas Filipinas no início de fevereiro deste ano.

O Vale China, de acordo com o site Marine Traffic, tem 360 m de comprimento e 65 m de largura, com bandeira de Cingapura, está previsto para atracar no Píer I do TPPM, o mesmo utilizado para carregar os demais Valemax que já aportaram no terminal.

No futuro, os navios dessa classe vão operar no Píer IV, em construção, cuja obra deve ser concluída ainda este ano. O Vale China é o primeiro de uma série de 12 navios encomendados em 2008 ao estaleiro Rongsheng Shipbuilding and Heavy Industries, na China. Cerca de 35 navios da classe Valemax devem compor a nova frota de supergraneleiros da mineradora, que os denomina mineraleiros.

Salvamento - Em relação ao Vale Beijing, a operação de remanejamento do minério de ferro, que está no porão 7 do navio sul-coreano, foi interrompida na manhã de segunda-feira (16) por causa das chuvas e deve ser retomada de acordo com as condições do tempo. De acordo com o comandante Nelson Calmon Bahia, da Capitania do Portos, no período chuvoso é natural que as atividades diminuam na Vale.

O remanejamento foi iniciado no sábado (14) e deve durar cerca de 15 dias. O minério de ferro está sendo retirado do porão 7 por causa do peso da carga, pois fica localizado próximo a rachadura no tanque de lastro. Ele será colocado nos porões 3 e 5, que vão dar mais estabilidade ao navio, que está ancorado desde o dia 4 de dezembro de 2011 com uma rachadura no casco.

Na semana passada, numa operação feita pelo navio-tanque Sea Emperor, todo combustível foi retirado dos tanques do cargueiro avariado. (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

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