DTA é vencedora da licitação para projetos de expansão do Itaqui

14-03-2012 09:04

Empresa de engenharia alcançou nota máxima no certame e ainda ofertou o menor valor total entre todas as participantes

A DTA Engenharia, uma das empresas líderes no segmento portuário nacional, obteve nota 100 e o primeiro lugar na classificação final das propostas de preço da concorrência pública 006/2011 realizada pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), que visa à contratação de uma empresa especializada na elaboração de Estudos de Viabilidade Técnica, Econômico-Financeira e Ambiental-EVTEA. O contrato decorre de obrigação legal para se modelar as futuras licitações de arrendamentos do Porto do Itaqui.

"Das quatro únicas licitações de arrendamento portuário, três no governo Lula e uma no governo Dilma, todas foram modeladas pela DTA, com estudos pré-aprovados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), em metodologia exclusiva desenvolvida pela DTA Engenharia, harmonizando interesse público e privado, através de sofisticados conceitos de engenharia e economia", observa o presidente da DTA Engenharia, João Acácio Gomes de Oliveira Neto.

Com a nota obtida, e por ter ofertado a proposta de menor valor total para a execução dos serviços, de R$ 902 mil, a DTA foi declarada vencedora da concorrência, conforme publicado pela Emap.

Recentemente, a DTA também obteve duas notas máximas nas propostas técnica e comercial apresentadas na concorrência pública (ainda em andamento) promovida pela Companhia de Docas do Espírito Santo (Codesa), para realização dos estudos e dos projetos de engenharia e de transportes do Porto de Águas Profundas do Espírito Santo.

Para a DTA, o resultado do certame capixaba foi um importante indicativo, por se tratar do maior projeto de ampliação portuária nacional, e pelo fato de a proposta de engenharia, apresentada individualmente, ter sido a melhor avaliada, entre outras de consórcios formados por grandes empresas brasileiras e internacionais do setor.

Arrendamentos - No início de fevereiro deste ano, a Emap divulgou a aprovação do Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do Porto do Itaqui pelo Conselho da Autoridade Portuária (CAP), que avaliou o crescimento do setor nos próximos 20 anos, incluindo a diversificação das commodities e a ampliação das áreas de arrendamento.

De acordo com a Emap, próximo passo será a atualização do Programa de Arrendamento (PA), que deverá ser submetido à aprovação da Antaq até fins de abril. A poligonal do Itaqui conta hoje com 28 contratos de arrendamento, sendo 23 com atividades operacionais de movimentação e armazenagem de carga e os demais com atividades administrativas, serviços e plantas industriais, estando alguns em fase de implantação.

O perímetro portuário conta atualmente vários lotes disponíveis ao fechamento de novos contratos de arrendamento, num total de 371.560 m². Celulose, pellets (tipo de combustível granulado que pode ser feito de diversos tipos de biomassa como serragem, cascas e podas de árvores), contêiner, derivados de petróleo, soja, farelo de soja, milho, carga geral e de projetos são algumas das cargas que deverão representar as maiores demandas nos próximos anos.

O PDZ será atualizado a cada ano e visa acompanhar as mudanças socioeconômicas do Maranhão e da região de influência do porto. As projeções de cargas, arrendamentos, movimentações apresentadas e ações ambientais tratadas no documento serão encaminhadas à Secretaria de Portos, do Governo Federal, e à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

"Devemos atrair novas cargas e desenvolver projetos que o Plano de Negócios da Emap já demonstrou serem grandes oportunidades de internalizar os efeitos positivos dos investimentos que serão feitos com recursos próprios da empresa, privados e públicos", explicou o presidente da Emap, Luiz Carlos Fossati, na ocasião. Um exemplo é o aumento de carga conteneirizada, que irá demandar da administração do porto, entre outras coisas, a construção de novos berços e de um novo acesso ligando o porto ao Distrito Industrial de São Luís.

A Emap ressaltou, ainda, que a área que corresponde ao fluxo das ferrovias Norte-Sul e Carajás, denominada Corredor Centro-Norte, é um dos mais promissores espaços de desenvolvimento do país e nela está inserida o Porto do Itaqui, cujo desenvolvimento não afeta apenas o Maranhão, mas também a região como um todo, dando continuidade ao processo de reforço estratégico de sua posição para o Brasil. (Fonte: O Estado do Maranhão)

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