Economia aquecida impulsionou expansão do setor no Maranhão

25-12-2011 15:40

Os números mostram que não somente a taxa de sobrevivência das empresas cresceu. A economia aquecida, oferta de crédito e mercado interno com alta demanda, impulsionaram muitos empreendedores a abrir um pequeno negócio nos últimos anos no país. No Maranhão não tem sido diferente, principalmente em São Luís, com a instalação de empresas de segmentos diversos.

O Anuário do Trabalho na Micro e Pequena Empresa 2010-2011, trabalho realizado pelo Sebrae em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), confirma a expansão do setor das micro e pequenas empresas, que no estado já somam 70.892 estabelecimentos nas áreas de indústria, construção civil, serviços e comércio.

"O Maranhão está vivenciando um forte crescimento econômico, atraindo muitos investimentos de grande porte para o estado, mas que também estão impulsionando a abertura de pequenos negócios, principalmente na área de comércio e serviços", constatou o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão (FCDL/MA), Alberto Nogueira da Cruz.

Estabelecimento - Como bem observou o presidente da FCDL/MA, das 70.882 micro e pequenas empresas existentes no estado, os setores de comércio e serviços respondem por 62.638 estabelecimentos. Indústria e construção civil somam 8.244 empresas. Um dado que deve ser levado em consideração é que 68,2% dos empreendimentos estão instalados no interior do estado. Daí a preocupação do diretor técnico do Sebrae/MA, José de Ribamar Morais, em se desenvolver ações que levem conhecimento aos empreendedores do interior para que consigam sobreviver, se solidificar e crescer.

De acordo com o Anuário, as micro e pequenas empresas maranhenses reúnem 150.639 empregados no estado, praticamente igual ao que geram as médias e grandes empresas (151.889 empregos). A maior parte dos postos de trabalho está concentrada na atividade de comércio (82.892), seguido de serviços (32.300), indústria (19.338) e construção civil (16.059).

Empreendedora enxergou oportunidade e abriu salão

Monamara Silveira decidiu montar um salão de beleza em área com grande crescimento populacional e já planeja ampliar os negócios

Com vasta experiência na área de beleza, a empreendedora Monamara Rosa Reis Silveira vislumbrou uma oportunidade de abrir seu próprio negócio, um salão, entre a Cohama e o Turu, uma das áreas que mais cresceram nos últimos anos em São Luís com a construção de grandes condomínios residenciais. O empreendimento deu tão certo que ao lado do salão abriu uma pequena loja de moda.

Como todo pequeno empreendedor, Monamara Silveira frisou que o início, há quatro anos, não foi fácil, tendo que enfrentar muitas dificuldades, como por exemplo, uma queixa comum a este segmento, a falta de apoio creditício. Ela disse que tentou tomar um empréstimo em uma instituição financeira oficial para investir no salão, mas acha que por ser "pequena" o banco se propôs a financiar uma quantia bem abaixo do que realmente necessitava.

Colaboradores - Apesar disso, Monamara Silveira não se abateu e com muito sacrifício, sozinha começou a "tocar" o salão de beleza, que hoje reúne oito colaboradores e com clientela cativa. "O nosso crescimento é fruto de muito trabalho, de muita força de vontade e principalmente por oferecer produtos e serviços de qualidade aos clientes. Estamos sempre investindo em qualificação para bem atender", destacou.

Os planos da empresária para 2012 são ainda mais arrojados. Pretende investir na oferta de serviços de estética no atual prédio onde está instalado seu empreendimento, abrindo um espaço no andar superior, e em um novo salão de beleza, também na Cohama.

Números

6 milhões É o total de micro e pequenas empresas existentes atualmente no Brasil

98% dos empreendimentos formais no país são de micro e pequenas empresas

73% É a atual taxa média de sobrevivência das micro e pequenas empresas brasileiras

71% É a taxa de sobrevivência das micro e pequenas empresas no Maranhão. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621