Editais e nova realidade

17-05-2011 10:43

 

O Maranhão vai ganhar 11 Centros de Educação Tecnológica (Cetecmas). Serão a linha de frente do ousado programa de formação profissional por meio do qual o Governo do Estado espera qualificar pelo menos 400 mil jovens. O objetivo é prepará-los para o grande desafio de ocupar as vagas de trabalho a serem abertas pelos grandes empreendimentos que estão a caminho e que ganharão forma no estado nos próximos anos.

De acordo com o que foi dito pela governadora Roseana Sarney, o investimento total será da ordem de R$ 28,1 milhões e as unidades serão construídas em municípios estrategicamente escolhidos como epicentros de regiões as mais diversas. Cada novo Cetecma – o Maranhão já tem uma dezena em funcionamento – contará com quatro salas de aula, auditório, biblioteca especializada, sala para videoconferência, laboratórios práticos de química, biologia, física e informática e áreas para esportes e vivência. Enfim, tudo do que uma escola convencional deve dispor.

Em observação feita recentemente neste espaço, foi dito que tamanho investimento em formação de mão de obra não pode ser uma política aleatória, calcada no “pode ser”, “talvez venha” ou numa aposta vaga num futuro não muito claro. Um governo que se propõe montar um programa de qualificação profissional de tamanha envergadura e de tal abrangência só pode estar lastreado por informações consolidadas de que o investimento valerá a pena. Afinal, não há como entender a qualificação de tanta gente sem a perspectiva, pelo menos razoável, de acomodação, se não de todos, pelo menos de grande parte no mercado de trabalho.

“Temos um leque de investimentos, de grandes e pequenos negócios. Precisamos da parceria e do envolvimento de todos para o programa alcançar seu objetivo. Estamos trabalhando para inserir os maranhenses nesse novo contexto de desenvolvimento do estado”. Foram palavras da governadora, pronunciadas ontem, durante o ato em que assinou os editais para as licitações que resultarão na construção dos Cetecmas. Ela não poderia ter sido mais direta ao tratar do assunto, à medida que, no caso, externou a convicção de que o Maranhão encontra-se, de fato, entrando numa nova e promissora realidade.

O que aconteceu ontem no Palácio dos Leões, portanto, não foi um simples ato de autorização de obra. Foi, sim, a confirmação de que o mais ousado programa de qualificação de mão de obra já concebido no estado está, efetivamente, sendo colocado em prática. A notícia não poderia ser melhor. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621