Edital de leilão de porto de Manaus sai até fevereiro

22-09-2011 16:21

Por Diogo Martins | Do Rio

O governo federal pretende publicar o edital de licitação para o porto de Manaus até fevereiro de 2012, disse ontem o ministro dos Portos, José Leônidas de Menezes Cristino. Segundo ele, o projeto, estimado em R$ 600 milhões, se encontra em fase de estudos preliminares na Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

"Estamos trabalhando para que no fim deste ano ou início do próximo ano esteja sendo disponibilizado o edital", afirmou o ministro, que participou da 3ª Conferência de Logística Brasil-Alemanha, no Rio de Janeiro. "Se tudo correr bem, esperamos que as obras do porto de Manaus sejam iniciadas ainda em 2012." Quando concluído, o porto de Manaus atenderá ao complexo industrial da cidade e a toda a região amazônica.

A respeito dos grandes projetos portuários para a Copa do Mundo de futebol de 2014, como nos portos de Santos e Rio de Janeiro, o ministro destacou que o governo "está tranquilo" e que as obras estarão concluídas até o fim de 2013. Entre 2011 e 2015, os investimentos do governo federal em portos totalizarão R$ 6 bilhões, montante já previsto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A previsão inicial era fazer a licitação em 2010, mas o projeto sofreu adiamento. Manaus será o primeiro porto federal a ser concedido para a iniciativa privada.

FONTE: VALOR ECONÔMICO, BRASIL

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621