Editorial: São Luís e os hotéis lotados

30-12-2011 11:39

 

Praticamente não há mais vagas na rede hoteleira de São Luís para esse período de virada de ano. O Estado foi aos hotéis da cidade e os encontrou no limite da lotação, numa indicação precisa de que a capital do Maranhão se consolida como destino turístico dos mais importantes da região. Com isso, reafirma sua vocação para tornar-se um polo de grande importância e superior dimensão nessa área, que também se fortalece em outros campos da economia, incluindo o industrial.

Nos últimos cinco anos, São Luís praticamente dobrou sua capacidade hoteleira, com a inauguração de empreendimentos ligados a grandes redes do Brasil e do mundo. Eles têm registrado grande movimentação até nos chamados períodos de baixa estação, o que reafirma a Cidade Patrimônio da Humanidade como um tesouro urbano prestes a completar 400 anos. Primeiro pela sua própria condição turística e depois por ser o portal de entrada para outras regiões do Maranhão, a começar pela dos Lençóis, que tem Barreirinhas como centro mais procurado.

Não são muitas as cidades brasileiras que oferecem ao visitante, seja o turista padrão, seja o empresarial, um conjunto de informações tão rico como São Luís. Além do acervo arquitetônico colonial - o maior em todo o mundo colonizado por portugueses - e da sua rica história, a cidade tem a magia de uma cultura ímpar e de um calendário de festas que a diferenciam de todas as capitais brasileiras. Sim, porque não há, no Brasil, um Carnaval e um período junino como os da única cidade brasileira fundada por franceses.

O crescimento da rede hoteleira tem tudo a ver com o potencial turístico da cidade, mas também é o desdobramento natural da sua transformação crescente em polo de desenvolvimento econômico. São Luís é a área de concentração de inúmeras empresas que estão desembarcando no Maranhão atraídas pelo potencial econômico que começa a se transformar em realidade. Executivos de frente e técnicos dos mais diferentes ramos - indústria, comércio, serviços, etc. - têm dado à cidade uma dinâmica típica dos polos de desenvolvimento já consolidados, como Suape, em Pernambuco.

Tudo leva a crer que a lotação dos hotéis de São Luís está diretamente ligada à projeção que a cidade e o estado estão ganhando no cenário nacional. Que o diga o ministro do Turismo, Gastão Vieira, filho da terra e político empenhado em desenvolvê-la, como é o caso da governadora Roseana Sarney e sua equipe. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621