Editorial: Alumar, Lobão e Via Sacra

08-04-2012 12:04

 

A presente edição traz informações sobre um problema que, se não for resolvido, pode ter como consequência o fechamento do complexo de produção de alumínio e alumina do Consórcio Alumar. Informa também sobre as posições do ministro Edison Lobão em relação à corrida para a Prefeitura de São Luís e as notícias não confirmadas de que ele é o candidato da presidente Dilma Rousseff à presidência do Senado, tarefa que o obrigará a deixar o comando do poderoso Ministério de Minas e Energia. Além disso, a edição trará ainda informações sobre a Semana Santa, lembrando ser hoje Domingo de Páscoa.

A reportagem sobre o futuro agora incerto do Consórcio Alumar foi elaborada com base em declarações do presidente da Alcoa – o maior sócio – para a América Latina, Franklin Feder, durante sua passagem por São Luís, onde se reuniu com a governadora Roseana Sarney para externar as preocupações da multinacional e seus parceiros. Em resumo, a situação é simples: depois de 30 anos usando energia – que representa quase 70% do custo da produção de alumínio e alumina – subsidiada, além de outros incentivos fiscais, o conglomerado agora enfrenta o desafio de sobreviver com a energia a preço real e às dificuldades geradas à commoditie alumínio no mercado mundial. Não se imagina que um complexo fabril de US$ 10 bilhões como a Alumar seja prejudicado. Até economistas enxergam contrassenso na hipótese de fechamento ou redução da capacidade de produção da empresa. As especulações causaram tensão, porque para muitos é inadmissível tal situação envolvendo a Alumar.

No campo político, onde cresce a movimentação à medida que o calendário eleitoral para as eleições de outubro avança, o registro mais importante é a entrevista do ministro de Minas e Energia, senador licenciado Edison Lobão (PMDB). Lobão diz que não pretende deixar o ministério agora, contrariando informações, não confirmadas, segundo as quais a presidente Dilma Rousseff quer tê-lo como candidato a presidente do Senado e do Congresso Nacional. Lobão também expôs sua posição em relação à corrida para a Prefeitura de São Luís: recomenda apoio incondicional do PMDB à candidatura do vice-governador Washington Oliveira, numa forte aliança com o PT.

Finalmente, O Estado registra momentos importantes do roteiro da Via Sacra do Anjo da Guarda, o maior espetáculo da cristandade de São Luís na Semana Santa ou fora dela. Neste ano, a situação se repetiu, com a diferença, acentuada a cada ano, de que outros elementos foram acrescentados ao roteiro original da Paixão de Cristo. E mais uma vez dezenas de atores emocionaram milhares de católicos que foram ao bairro reafirmar sua fé.

Uma boa leitura. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621