Editorial: São João, gás e petróleo e revelações

24-06-2012 10:23

A edição mostra que o Maranhão vive momentos de afirmação, caminhando mesmo para se tornar um estado de fato importante no contexto regional. Um dos motores que o embalam é sua cultura popular, cuja força chega à plenitude exatamente agora, no período junino. Outro caminho é o da economia, que no momento passa por um processo de desenvolvimento sem paralelo nos últimos tempos, com investimentos expressivos e decisivos em diversas áreas, entre elas a de petróleo e gás e na indústria. O estado também se afirma com uma política de segurança eficiente, principalmente no que diz respeito à Polícia Judiciária, que demonstrou sua habilidade e preparo no Caso Décio Sá.

A São Luís do período junino se transforma no maior e mais espetacular arraial de todo o país, numa festança que dura quase um mês sob a batida forte de matracas e pandeirões, que tem como símbolo basilar o bumba meu boi. Na esteira dos "batalhões" dos mais diversos sotaques seguem manifestações ímpares, como cacuriá, dança do coco, dança portuguesa, entre muitas outras manifestações. A reportagem mostra a movimentação dos arraiais, o encanto das cores e dos ritmos, a beleza dos bailados e as vibrações das grandes plateias, formadas por maranhenses e visitantes, muitos visitantes. Não há meio de traduzir integralmente o que acontece em São Luís nestes dias juninos. Só participando diretamente para perceber.

No plano econômico, a edição mostra que, além dos dividendos do turismo de época, o Maranhão tem sua economia sendo movimentada e ampliada com a implantação de empreendimentos diversos. Um deles é a exploração de gás e, muito possivelmente, petróleo, pela gigante OGX, depois da descoberta "de quase uma Bolívia" de gás, com fortes indícios de que poderá também encontrar óleo em algumas áreas. Outro exemplo mostrado nesta edição é o complexo industrial para a produção de celulose que está sendo implantado pelo grupo Suzano na Região Tocantina, mas especificamente em Imperatriz. O complexo, que tem programados investimentos de mais de R$ 2,5 bilhões, é um dos mais importantes projetos industriais em andamento na região.

Finalmente, no quesito Segurança Pública, o Maranhão e o Brasil acompanham a maneira eficiente com que a polícia estadual vem desvendando uma ampla e poderosa rede de agiotagem que mandou executar o jornalista e blogueiro Décio Sá, caso em que há até suspeita de envolvimento do ex-secretario estadual de Segurança e atual deputado estadual pelo PSD Raimundo Cutrim. As peças do quebra-cabeça estão sendo montadas agora, num indicador de que as ramificações da quadrilha são bem mais amplas e que o seu desmonte poderá levar a revelações surpreendentes.

Com vivas a São João, uma boa leitura. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621