Editorial: Refinaria consolidada

18-08-2011 09:40


Uma declaração do diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, feita ontem durante videoconferência em que anunciou planos de investimento para o setor de refino da empresa, deitou por terra dúvidas em relação ao projeto da Refinaria Premium I em Bacabeira. “A refinaria do Maranhão é fato consolidado, é um projeto prioritário para a Petrobras e para o Brasil”, declarou, reforçando a certeza de que nosso estado será, de fato, um polo petrolífero importante, a começar pelo fato de que o projeto em curso prevê como desfecho o maior complexo de refino de petróleo da América Latina.

Lançada oficialmente no início de 2010, num ato histórico que reuniu o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a então chefe da Casa Civil e futura presidente Dilma Rousseff; o presidente do Congresso Nacional; senador José Sarney (PMDB); o ministro de Minas e Energia, senador Edison Lobão (PMDB); a governadora Roseana Sarney e o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, o projeto da Refinaria Premium I em Bacabeira tornou-se uma realidade. Sua implantação exigirá investimentos da ordem de R$ 40 bilhões, com a geração de milhares de empregos durante a fase de implantação.

Há cerca de dois meses, a divulgação de uma programação de investimentos da Petrobras confirmou a refinaria no Maranhão, mas adiou a conclusão do empreendimento para depois de 2015. O ajuste no cronograma gerou uma série de especulações – feitas principalmente por adversários do governo estadual, segundo as quais o mega projeto correria riscos e, com ele, a meta de transformar o Maranhão num polo petrolífero de peso. Essa especulação maldosa deu origem a várias outras, que só foram engolidas depois que a Petrobras corrigiu a informação inicial e confirmou que o projeto está de pé.

As especulações e manifestações de má vontade não agouraram o projeto. As obras de limpeza da área e de terraplenagem estão sendo realizadas dentro do cronograma inicial, com a mobilização de um grande número de máquinas, técnicos e operários. Nada indica que o projeto possa sofrer algum prejuízo.

As declarações dadas ontem pelo diretor de Abastecimento da Petrobras vieram no momento certo, para consolidar a viabilidade do mega empreendimento e justificar o fato de que os trabalhos de preparação da área continuam a todo vapor, com investimento inicial da ordem de R$ 1 bilhão. Elas reforçam a convicção de que a Região Metropolitana de São Luís ganhará um impulso definitivo para se desenvolver economicamente. E também fortalecerá a inserção do Maranhão no contexto econômico do planeta, com ampliação do seu complexo portuário. Tudo isso com a geração de emprego, renda e tributos. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621