Editorial: Um ano para mudar

01-01-2012 10:40

2012 começa com o Maranhão envolvido numa ciranda de acontecimentos e situações que o embalam para o futuro num ritmo muito mais acelerado do que o normal. E não há como ignorar que, além dos empreendimentos já em curso, dos projetos anunciados, dos investimentos em fase de planejamento em todas as áreas, o projeto mais animador é a celebração dos 400 anos de São Luís, uma das mais belas joias do tesouro de arquitetura colonial que os portugueses espalharam mundo afora e que lhe valeu o título de Cidade Patrimônio da Humanidade.

A São Luís encontrada por 2012 é uma cidade fortemente marcada por contrastes. Ao mesmo tempo em que é cultuada como uma relíquia preciosa é também apontada como um dos centros urbanos mais dinâmicos da região, palco de um boom imobiliário quase incontrolável e centro de atração de negócios. No contrapeso, a cidade que abriga hoje mais de 1 milhão de habitantes e entrou para o ranking das metrópoles, é o centro urbano maltratado por inúmeros problemas estruturais, frutos de um visível descompasso entre a realidade e a atual administração municipal.

Na mesma velocidade com que avança na construção imobiliária, a capital do Maranhão se perde por falta de um planejamento urbano correto. Na mesma medida em que houve o aumento de vozes no coro em favor da preservação do que lhe resta de reservar naturais, observa-se o avanço desmedido sobre a natureza, por meio de invasões. Nesse contexto de contrastes, o crescimento acelerado da sua frota de veículos não encontra a devida correspondência em obras rodoviárias que permitam um trânsito menos sufocado. Nas outras áreas de responsabilidade do poder público municipal, a situação não é nada estimulante.

Mesmo assim, São Luís não perde o ânimo. A cidade encerrou 2011 em clima de festa e chega a 2012 como se fosse o primeiro dos seus 146 mil dias a serem completos em 8 de setembro, quando ingressará no ranking saudável das cidades centenárias. São manifestações de esperança, de expectativa positiva, de boas perspectivas. Paira no ar a impressão de que cada ludovicense é consciente dessa realidade e que vislumbra apostar mais forte no futuro na ressaca da festa de aniversário, quando correrão às urnas para eleger seu novo gestor e seus novos representantes na Câmara Municipal.

O Maranhão inteiro está vivendo a mesma sensação, porque sabe que, apesar das imensas dificuldades, a realidade está mudando para melhor, a começar pelo fato de que há um governo preocupado com essa virada em curso e com uma governadora, Roseana Sarney, determinada a realizar o melhor governo da sua vida.

Que São Luís celebre seus 400 anos com muita festa, mas também com a certeza de que está construindo um futuro melhor. E o Maranhão também. Que assim seja em 2012. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621