Editorial: ZPEs: é hora de implantá-las

09-08-2011 09:00


Há mais de dois anos, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que regulamenta a criação e funcionamento de Zona de Processamento de Exportação (ZPE), um passo importante e absolutamente necessário para o desenvolvimento econômico do Brasil.

Aquele foi o desfecho de uma luta inicialmente solitária do hoje presidente do Senado, José Sarney (PMDB), quando presidente da República (1985-1989). Em viagem oficial à China, Sarney conheceu a engenhosa estratégia dos chineses para transformar seu país na potência econômica que é hoje. Sarney viu nas ZPEs o caminho que poderia levar o Brasil a um processo de desenvolvimento rápido e sólido, que beneficiaria principalmente as regiões menos favorecidas. A criação das ZPEs, infelizmente, esbarrou no lobby oposicionista associado à grande indústria.

Mais de uma década depois, já senador da República, Sarney não desanimou. Ao contrário, manteve de pé sua convicção de que o Brasil seria beneficiado se adotasse o modelo chinês em regiões estrategicamente escolhidas – como o Maranhão, por exemplo. Prosseguiu na sua jornada e, finalmente, conseguiu que o projeto fosse aprovado nas duas Casas do Congresso Nacional e ser abraçado pelo presidente Lula.

Desde a década de 80, além da China, o modelo foi adotado com êxito em países como os Estados Unidos e o México. Somente para ilustrar a importância das ZPEs em todo o mundo, segundo estudo da International Labour Organization (ILO), existem pelo menos três mil distritos do tipo ZPE em funcionamento. Essas zonas foram responsáveis pela criação de pelo menos 37 milhões de empregos em 116 países. Além disso, as ZPEs provocaram um grande boom de desenvolvimento na China durante os anos 90, onde emprega mais de 30 milhões de pessoas e, nos últimos 15 anos, tem respondido pelos índices de crescimento médio anual acima de 10%.

A implementação das ZPEs precisa ser retomada urgentemente, principalmente porque o Brasil vive um momento ímpar, como nação emergente e que se preparou para dar a arrancada rumo ao desenvolvimento, apesar de toda a pressão da crise econômica internacional, que continua abalando as mais importantes economias do mundo, entre elas a dos estados Unidos. As ZPEs acelerarão a caminhada ao Brasil rumo ao desenvolvimento pleno.

O presidente e hoje senador José Sarney estava certo quando transformou a ideia chinesa em projeto concreto para o Brasil, que agora está em condições plenas de implantar ZPEs, algumas delas no Maranhão. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621