Eisa oferece menor preço para construir 8 navios da Transpetro

02-06-2011 09:13

 

RIO - A Transpetro, subsidiária da Petrobras, classificou as propostas comerciais para a construção de oito navios de produtos do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef). Os menores preços foram apresentados pelo Estaleiro Ilha S.A. (Eisa), seguido pelo estaleiro Mauá, ambos do Rio de Janeiro. Os preços ofertados serão agora negociados em processo coordenado pela comissão de licitação, seguindo a ordem de classificação das propostas.

A negociação, prevista pela legislação vigente, visa obter as melhores condições financeiras para a Transpetro. Apenas ao término deste processo, a companhia anunciará o vencedor da licitação e o valor do contrato.

Os oito navios de produtos estão divididos em dois lotes. O primeiro inclui três navios para transporte de produtos claros, com 48 mil toneladas de porte bruto (TPB) e 185 metros de comprimento. O segundo lote tem três embarcações para transporte de produtos claros e duas para transporte de produtos escuros; todas com 32 mil TPB e 175 metros de comprimento.

A construção dos navios da Transpetro terá de atingir um índice de nacionalização de 70%, no mínimo, na compra de equipamentos e serviços. Ao término desta licitação, encerra-se também o processo de contratação dos 49 navios das duas primeiras fases do Promef, que fez renascer a indústria naval brasileira em bases mundialmente competitivas.

Frota - Com o Promef, a expectativa é de que a frota da Transpetro chegue a mais de 110 navios em 2014. Hoje, o Brasil já possui a quarta maior carteira de encomenda de navios petroleiros do mundo e a Petrobras não fica atrás nos investimentos. Até 2020, a empresa pretende acumular a contratação de 504 barcos de apoio, 169 plataformas de produção e 54 barcos de perfuração de águas profundas, chamados sondas. Destes, 26 já foram contratados no exterior, e os 28 restantes serão produzidos no Brasil até 2020.

No entanto, sete dos 28 barcos já foram encomendados ao Estaleiro Atlântico Sul (EAS), que venceu a concorrência. As outras 21 embarcações tiveram a licitação cancelada por preço excessivo e terão nova concorrência, em fase de planejamento.

Características - O projeto de engenharia destes navios é nacional e traz novidades: as embarcações terão calado reduzido (shallow draft), que melhor atende aos portos brasileiros, e um sistema de carga capaz de armazenar quatro produtos diferentes simultaneamente, com duplo bloqueio de válvulas.

Os navios do tipo Panamax serão usados pela Transpetro no transporte de óleo cru e dos chamados produtos escuros (como o óleo combustível). Ao todo, serão utilizadas 56 mil toneladas de aço na construção dos petroleiros.

Mais

Até agora, o Promef encomendou 41 navios, com investimento de R$ 9,6 bilhões, junto aos estaleiros Atlântico Sul - EAS (PE), Promar (PE), Mauá (RJ), Eisa (RJ) e Superpesa (RJ). Ao longo do Promef serão criados 40 mil empregos diretos e 160 mil indiretos. (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621