Eletrobras Eletronorte obtém premiação de instituto japonês

30-01-2011 15:57

 

Após uma auditoria rigorosa dos resultados empresariais da Eletrobras Eletronorte, o Comitê da Premiação do TPM (Manutenção Produtiva Total) do Japan Institute of Plant Maintenance (JIPM) aprovou-os e concedeu no dia 25 deste mês o Prêmio TPM às unidades regionais do Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia/Acre, Roraima e Tocantins, além das usinas hidrelétricas de Curuá-Una, Samuel e Tucuruí. A Eletrobras Eletronorte é a primeira empresa de geração e transmissão de energia elétrica, no Brasil e no mundo, a receber o prêmio em todas as suas unidades.

O prêmio é concedido pelo JIPM às empresas que se destacam na aplicação da metodologia conseguindo cumprir os requisitos para cada nível de premiação e atingir excelentes resultados.

A Eletrobras Eletronorte foi reconhecida pelo JIPM com 10 premiações: a Usina Hidrelétrica de Tucuruí recebeu o Prêmio Especial de Execução de TPM; a Regional de Transmissão de Roraima e Usina Hidrelétrica de Curuá-Una ficaram com o Prêmio de Excelência - Categoria B. O Prêmio de Excelência em Consistência e Comprometimento de TPM foi concedido às Regionais de Transmissão do Mato Grosso, de Rondônia/Acre, do Pará, do Maranhão e do Tocantins, à Regional de Produção do Amapá e à Usina Hidrelétrica de Samuel.

Não é a primeira vez que a Regional da Eletronorte do Maranhão é premiada pelo Japan Institute of Plant Maintenance com o TPM. Em 2001, a empresa recebeu o prêmio na categoria excelência, uma modalidade inferior à atual.

No Maranhão, os dois prêmios tiveram o envolvimento dos técnicos da Eletronorte, em especial do gerente da Divisão de Engenharia e coordenador da Implantação do TPM no Maranhão, engenheiro Solano Rodrigues.

Para ele, o que vale destacar é o desempenho de todos para alcançar esse resultado. “O TPM busca eliminar qualquer possibilidade de quebra e defeito em todas as etapas dos processos. Começamos a trabalham com o sistema em 1999 e já obtivemos duas premiações, o que mostra que a cultura da excelência já está incorporada em toda a equipe”, destacou Solano Rodrigues.

O engenheiro afirma ainda que a Regional do Maranhão já está se preparando para obter a premiação novamente este ano. “A cada etapa, sobem os níveis de exigência e de resultados, mas estamos empenhados em atingi-los”, garantiu o coordenador de Implantação.

A cerimônia de premiação ocorrerá em Tóquio, no dia 9 de março, quando a Eletrobras Eletronorte, em reconhecimento à grande conquista, proferirá a palestra de abertura do evento, apresentando os resultados obtidos ao longo de uma década de aplicação da metodologia TPM nas suas instalações.

“O JIPM convidou a empresa para contar o que foi feito para que fossem obtidos os bons resultados. É um reconhecimento ao desempenho de todos”, observou Solano Rodrigues.

Sistema TPM identifica e elimina todas as perdas

A Manutenção Produtiva Total (TPM) é um sistema de gestão que identifica e elimina as perdas existentes nos processos empresariais, maximiza a utilização dos ativos e garante a geração de produtos de alta qualidade a custos competitivos. Além disso, desenvolve e amplia conhecimentos e habilidades das pessoas com o objetivo de executar ações de prevenção e de melhoria contínua, para garantir o aumento da confiabilidade e capacidade dos processos empresariais, sem investimentos adicionais. Os especialistas a caracterizam como uma ferramenta eficaz na busca da “Perda Zero, da Falha Zero e do Acidente Zero”.

A metodologia TPM chegou na Eletrobras Eletronorte em 1996, pelas mãos do então diretor de Produção e Comercialização, Jorge Nassar Palmeira (já falecido). O objetivo era substituir o processo vigente, o Programa de Controle da Operação e Manutenção (Procom), considerado superado.

Em 2000, a Eletronorte Eletrobras foi a primeira empresa do setor elétrico, no mundo, a receber o prêmio de excelência em TPM, por meio da Regional de Transmissão do Mato Grosso. Em 2001 foram premiadas as Regionais de Transmissão do Pará, Tocantins, Maranhão e a Usina Hidrelétrica de Tucuruí. Em 2002 foram as Regionais de Produção de Comercialização do Amapá e Rondônia.

Em janeiro de 2010, a Eletrobras Eletronorte deu mais um passo na direção de tornar-se referência mundial no processo de Manutenção Produtiva Total – TPM, sendo agraciada com o Prêmio de Excelência em Comprometimento Consistente em TPM para a Usina Hidrelétrica Tucuruí.

 

(Fontes: O ESTADO DO MARANHÃO, Ed. 17.701, Economia – pág. 05)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621