Em Imperatriz, Fialho destaca o sistema portuário do Maranhão

15-11-2011 16:26

IMPERATRIZ - O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Fernando Fialho, ministrou a principal palestra do 23º Encontro sobre o Corredor Centro Norte, em Imperatriz (MA), na Região Tocantina, reunindo empresários do setor, secretários de governo e lideranças locais para discutir o papel do município na consolidação de uma infraestrutura logística, industrial e de transportes voltadas para a consolidação da capacidade produtiva da região. O evento foi promovido pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Corredor Centro Norte (Adecon), realizado sexta-feira (11).

Os principais assuntos do evento foram a infraestrutura de transportes na região; a importância do Sudeste do Maranhão como vetor logístico para o agronegócio brasileiro; infraestrutura e sustentabilidade, além de políticas públicas de apoio ao desenvolvimento sustentável do Corredor Norte.

Em sua palestra, Fialho falou do papel da logística como indutora de desenvolvimento e da posição ocupada pelo Brasil no cenário de exportações, figurando nos primeiros lugares no ranking internacional, destacando a posição estratégica que o Complexo Portuário de São Luís ocupa nesse contexto.

Também analisou o crescimento vertiginoso da corrente de comércio brasileira, que quadruplicou nos últimos 10 anos, fato que exige uma infraestrutura portuária, ferroviária, rodoviária e hidroviária cada vez mais eficiente.

Fialho destacou o crescimento do agronegócio brasileiro e que essa tendência é cada vez maior mediante o esgotamento de áreas produtivas em outras partes do mundo. Defendeu a revitalização dos rios brasileiros, em especial o Tocantins, pela posição estratégica para a região. Sobre o Maranhão, ressaltou a riqueza hidroviária do estado e a importância do aproveitamento desse recurso para o desenvolvimento da região.

Evento - Esta foi a primeira vez que a Adecon reuniu autoridades e empresários do setor logístico em Imperatriz. A cidade é tida como um grande entroncamento comercial, energético e econômico do Maranhão e também da Região Tocantina.

Participaram também os secretários estaduais adjuntos Carlos Martins (Turismo), Raimundo Coelho (Agricultura, Pecuária e Pesca), Davi Fernandes (Planejamento) e Sabino Costa, representando o prefeito de Imperatriz, além de representantes do empresariado local.

"O custo da logística gera perda de competitividade", destacou Sabino Costa, ressaltando a importância da escolha da cidade de Imperatriz para sediar o evento devido sua posição geográfica estratégica no Maranhão. Davi Fernandes falou da importância da infraestrutura e logística para escoamento da produção e que o Maranhão representa o elo da região Norte e Nordeste com demais estados do Brasil, em especial da região do Tocantins.

O deputado federal, Francisco Escórcio (PMDB), que também participou do evento, destacou a iniciativa da realização em Imperatriz e a importância do Corredor Norte para a região e para o país, e elogiou o trabalho de Fernando Fialho à frente da Antaq, especialmente junto ao setor portuário.

Mais

Em março de 2010, a Adecon realizou em São Luís o 18º Encontro sobre o Corredor Centro-Norte, no Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana. O ponto culminante do evento foi a elaboração da Carta de São Luís, que definiu prioridades de investimentos no setor logístico como solução para escoar a produção do país. Entre os pontos focais está a ampliação do Complexo Portuário de São Luís e do Porto de Vila do Conde, no norte do Pará, bem como a importância da duplicação da Estrada de Ferro Carajás. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621