Em conferência, Lobão destaca política de energia renovável

05-04-2012 17:13

Ministro de Minas e Energia participa de evento internacional sobre Direito Ambiental, em São Luís.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, participou na manhã de ontem do último dia de atividades da II Conferência Internacional de Direito Ambiental, que foi aberta segunda-feira, dia 2, no Centro de Convenções do Hotel Luzeiros, na Ponta do Farol, em São Luís. Durante o evento, o ministro falou sobre as perspectivas do setor energético do país para os próximos anos, destacando, acima de tudo, os investimentos que estão sendo feitos pelo Ministério de Minas e Energia (MME) nas fontes de energia limpas (renováveis).

Com a palestra intitulada Energias Renováveis e as Perspectivas Energéticas para o País, Lobão discursou sobre a política energética do ministério, destacando as ações que estão sendo feitas para a produção de energia utilizando fontes de energia renováveis. “Diante da imensa riqueza de recursos naturais, o Brasil vai superando os desafios de continuar o desenvolvimento sustentável ao longo das décadas”, afirmou o ministro.

“O Brasil é um dos países que mais investem em fontes de energia renováveis do mundo. Somente nos últimos 10 anos, o Ministério de Minas e Energia investiu aproximadamente R$ 10 trilhões no setor de energia renovável”, declarou Lobão. Segundo ele, esse investimento reflete-se, por exemplo, na construção de usinas hidrelétricas, aproveitando o grande potencial hídrico do Brasil, e na geração da energia pela força dos ventos (energia eólica), aumentando dessa maneira a produção energética do país utilizando fontes renováveis de energia.

“Somente com relação à energia eólica, no ano de 2020 a participação desse tipo de energia produzida no país será de 7%. Hoje ela é de apenas 1%. Além disso, também aumentaremos a produção de etanol em 12% nos próximos anos, aumentando a produção para 87 bilhões de litros, três vezes mais do que o montante atual”, relatou o ministro de Minas e Energia.

Lobão ressaltou ainda o fato de que todos esses investimentos estão sendo realizados de modo a reduzir ao máximo possível os impactos no meio ambiente. “Estamos introduzindo novos equipamentos para reduzir o impacto ambiental produzido por esses empreendimentos e, ao mesmo tempo, aumentar a eficiência de produção energética. Isso é desenvolvimento sustentável”, afirmou o ministro.

Luz para Todos – Durante a sua explanação, Lobão destacou também os investimentos que estão sendo feitos no Programa Luz para Todos, do Governo Federal, lançado no ano de 2003, que objetiva disponibilizar energia elétrica para a população de baixa renda que mora no campo.

“Nós temos investimentos de aproximadamente R$ 20 milhões no programa. Dos milhões de famílias, assim como 15 milhões de brasileiros, já foram beneficiadas com o programa, que proporciona bem estar e geração de emprego e renda para as comunidades beneficiadas”, disse o ministro.

O ministro de Minas e Energia destacou ainda o fato de que o modelo de produção de energia elétrica do país está sendo utilizado como referência por outros países do mundo, fato que tem merecido grande destaque.

“A nossa energia é uma das mais limpas e renováveis do mundo e tem sido utilizada como modelo por outros países. Além disso, o Brasil situa-se dentre aqueles que mais se preocupam em produzir tecnologia nova, moderna para substituir definitivamente a pequena parcela de energia que não é renovável e ainda é poluidora”, declarou.

Maranhão - Lobão também abordou sobre os investimentos que o Ministério de Minas e Energia tem feito no Maranhão para a produção de energia renovável. “Nós estamos construindo várias hidrelétricas no Maranhão. A Hidrelétrica de Estreito, que está quase concluída no Rio Tocantins; a de Serra Quebrada, que vai ser iniciada dentro de algum tempo, e mais cinco hidrelétricas que serão construídas no Rio Parnaíba”, afirmou o ministro. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621