Emap discute prevenção de acidentes no Porto do Itaqui

12-11-2011 09:15

Evento reuniu funcionários do órgão gestor do Itaqui e trabalhadores de 20 empresas do setor portuário para debater segurança, saúde e meio ambiente.

Todos pela segurança nas atividades desenvolvidas no Porto do Itaqui. Durante uma semana, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), com o apoio de mais de 20 empresas que atuam no complexo portuário, incentivaram a participação dos seus colaboradores (empregados) à mudança de atitude em prol de um comportamento preventivo e seguro tanto no ambiente de trabalho quanto em família.

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes Portuários (SIPATP) intitulada Porto inteligente previne acidente teve como objetivo sensibilizar todos que atuam nas atividades portuárias sobre importância dos procedimentos, a utilização dos equipamentos de segurança individuais (EPI), o conhecimento aprofundado das funções desenvolvidas e dos equipamentos manuseados por cada colaborador.

"Evitar acidentes depende da consciência e atitude de cada trabalhador. Temos que zelar pelas nossas vidas, dos companheiros de trabalho e pensarmos nas nossas famílias. O custo de um acidente de trabalho no ponto de vista pessoal, profissional e familiar", enfatizou Wesley Almeida, que ministrou a palestra de abertura da SIPATP. Há 18 anos, Almeida sofreu um acidente no ambiente de trabalho e perdeu os braços. "Aprendi a viver novamente e a superar essa tragédia, que poderia ter sido evitada", ressaltou.

Segurança, meio ambiente e saúde foram alguns dos tópicos trabalhados durante os cinco dias da SIPATP. A equipe do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) também participou da programação. Uma blitz educativa foi montada na principal via de acesso do porto para divulgar a nova a campanha do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) intitulada: Pare, pense, mude. O diretor do Detran, Flávio Trindade, chamou a atenção para o número de acidentes registrados em São Luís, até setembro - 4.123. Nestes, 38 pessoas perderam a vida em 2011. No Itaqui, o fluxo de veículos tanto de pequeno quanto de grande porte é intenso.

Saúde - Outro tema abordado foi saúde, com a presença do urologista Antonio Gonçalves e do fisiologista Carlos Souto. O primeiro ministrou palestra sobre câncer de próstata e pênis, direcionada aos motoristas de caminhões que estão sempre no Porto do Itaqui e o segundo falou sobre a importância da postura correta no trabalho.

No último dia de atividades, marcado como o Dia da Alegria, o grupo teatral Caras de Palco brincou com o público em uma animada gincana com jogos e brincadeiras sobre o Meio Ambiente e Segurança. "Percebemos os trabalhadores mais reflexivos sobre suas atitudes e o nosso objetivo que tal reflexão leve às mudanças nas rotinas trabalhistas", enfatizou Flávia Ximêna, presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Emap.

Mais

Para o presidente da Emap, Luiz Carlos Fossati, não se pode pensar na expansão do porto se não houver foco em ações sustentáveis e a segurança integra esse conceito. Neste sentido, Fossati ressaltou que, nos próximos dois anos, de 2011 a 2013, serão investidos no Complexo Portuário de São Luís cerca de R$ 772 milhões provenientes de recursos próprios, federais e privados. A expansão da cadeia logística visa atender a crescente demanda dos empreendimentos. Cerca de dez mil empregos serão gerados com as obras de melhorias no porto. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621