Emap divulga hoje o edital de licitação do Terminal de Grãos

01-09-2011 09:45

A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), gestora do Porto do Itaqui, divulga hoje (dia 1º) o edital de licitação do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), projeto está orçado em R$ 262 milhões na primeira fase e prevê movimentar cinco milhões de toneladas de produtos agrícolas no primeiro ano de operação, em 2013. A abertura das propostas está marcada para 18 de outubro deste ano. A direção da Emap também informou que um segundo Tegram está em fase de avaliação e planejamento.

Na primeira fase do projeto, serão oferecidos quatro lotes para arrendamento, limitado em uma unidade por participante. Cada licitante vencedor deverá implantar o seu projeto com construção de um armazém com capacidade estática para até 125 mil toneladas/cada (base soja). Em conjunto, as empresas vencedoras serão responsáveis pela operacionalização do projeto, incluindo todo sistema de recepção e expedição da carga.

"As empresas deverão se consorciar para operacionalização de todo o sistema, assumindo individualmente a obrigatoriedade de movimentação de um volume mínimo anual de carga", explicou o Diretor de Planejamento e Desenvolvimento da Emap, Daniel Vinent, por ocasião da aprovação do projeto pelo Tribunal de Contas da União (TCU), no mês passado.

Na oportunidade, o presidente da Emap, Luiz Carlos Fossati, afirmou que o Tegram vai impulsionar a cadeia do agronegócio no estado e demais regiões da área de influência - hinterlândia - do Porto do Itaqui (Maranhão, sul do Piauí, leste do Pará, Tocantins, norte de Goiás e de Mato Grosso, entre outros).

Outros aspectos relevantes do projeto são o gerenciamento ambiental da obra e a interligação ferroviária do Porto do Itaqui. Ressalte-se que a Emap já dispõe do licenciamento ambiental da área. O ramal ferroviário, que conectará o Itaqui à Ferrovia Norte-Sul (FNS), de responsabilidade da Vale.

Estrutura - A área total do Tegram será de 119.324 m² para os lotes de armazenagem e de 41.982 m² para os sistemas de recepção ferroviária e de expedição. Cada um dos lotes possui uma área individual de 22.550 m² e participação igualitária em uma área de 29.124 m², de uso comum. Desse modo, cada um dos lotes contará com uma área total a ser arrendada de 40.327 m².

A primeira fase do Tegram deve entrar em operação no primeiro semestre de 2013. Em sua segunda fase, com investimentos de mais de R$ 76 milhões oriundos da iniciativa privada, a movimentação de grãos poderá dobrar, chegando a 10 milhões de toneladas/ano. A movimentação de grãos será feita inicialmente pelo berço 103 e para a segunda fase será utilizado o berço 100, cuja obra será concluída no próximo ano. (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621