Emap e Petrobras unem esforços para ampliar a logística do Itaqui

31-05-2011 11:20

 

Executivos da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Petrobras e Transpetro (subsidiária da Petrobras) reuniram-se para discutir os negócios da estatal com interface no Porto do Itaqui. O encontro ocorreu no Hotel Luzeiros, bairro Ponta do Farol, sexta-feira (27), mas divulgado somente ontem.

O objetivo foi dividir informações e alinhar o projeto de expansão do porto com a empresa, o que inclui a construção de um berço (108) específico para movimentar granéis líquidos. O foco é o aperfeiçoamento operacional com derivados de petróleo (gasolina, diesel, querosene de aviação, óleo marítimo e gás liquefeito de petróleo) para a integração com a empresa que mais movimenta cargas no Itaqui.

No evento, foram discutidos o contrato de arrendamento da Emap com a Petrobras e Transpetro, Refinaria Premium I, atividades de dutos, terminais e melhorias de logística.

Pela Emap participaram o presidente, Luiz Carlos Fossati, diretores e gerentes das áreas de Planejamento e Desenvolvimento e Diretoria de Operações, além de assessores de áreas específicas. Pela Petrobras, esteve o gerente-geral Norte e Nordeste, Milton Vaz e o gerente de Comercialização no Ceará e Maranhão, Eduardo Bellaguarda.

Milton Vaz ressaltou que, além de receber combustíveis para abastecimento do mercado interno, o Itaqui é entreposto de derivados de petróleo do Norte-Nordeste do Brasil, distribuindo milhões de toneladas de combustíveis para os estados vizinhos e região Centro-Norte do país.

Mais

Atualmente, todos os berços públicos do Itaqui podem operar derivados de petróleo. No entanto, os berços 104 e 106 são os que mais recebem combustíveis da Petrobras. De janeiro até abril de 2011, 2,36 milhões de toneladas foram movimentadas no Porto do Itaqui. Comparando abril de 2010 a abril deste ano, houve um acréscimo de 12,38% nas operações. Em 2010, a movimentação de todo o ano foi de 4 milhões 477 mil toneladas. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621