Emap e UFMA assinam convênio para estudos ambientais no Itaqui

07-06-2011 09:22

 

O presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Luiz Carlos Fossati, assinou ontem (6) com a Universidade Federal do Maranhão

(UFMA) um convênio para realização de estudos e pesquisas ambientais no Porto do Itaqui. Para a assinatura do convênio - no valor de R$ 4,1 milhões - foram convidados o reitor da

UFMA, Natalino Salgado; o secretário de Estado de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sinc), Maurício Macedo, e a diretora de Administração e Finanças da Emap, Jaqueline Lobão. O acordo foi firmado na abertura da V Semana do Meio Ambiente, promovida pela empresa.

O convênio prevê a realização de uma série de estudos que devem acompanhar o processo de expansão e modernização do Porto do Itaqui, integrado às obras e projetos realizados atualmente, como a construção do berço 100, recuperação do berço 101, projetos futuros como o Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram) e a construção do berço 108 (exclusivo para operação com granéis líquidos), dentre outros produtos.

"Essa é mais uma iniciativa da nova gestão da empresa, que desde janeiro de 2011 tem os

olhos voltados para a sustentabilidade ambiental do porto maranhense. O gerenciamento sustentável do porto é nosso principal foco atualmente, assim como o das maiores empresas do país", afirmou Fossati.

Ações como a elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos, Estudo de Monitoramento de Sedimentos, Plano de Controle Ambiental do Tegram, batimetria completa (sondagem e mapeamento do canal marítimo) e monitoramento ambiental contínuo estão previstas no acordo com a universidade. Esse será um portfólio importante para que a Emap conquiste, no futuro, certificados de relevância internacional na área de meio ambiente, como o ISO 14001.

Horizonte - O secretário de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Maurício Macedo, frisou que a cada dia novos investidores batem à porta do estado para trazer negócios para o Maranhão e o porto é o maior indutor desse desenvolvimento. "Precisamos estar preparados para conhecer melhor os riscos ambientais. Assim poderemos gerenciar preventivamente todos os tipos de operação portuária que aconteçam no futuro. A universidade dentro do porto é ter o auxílio da ciência para esses estudos", disse.

Para o reitor da UFMA, Natalino Salgado, com o convênio, a universidade poderá contribuir com conhecimento científico e tecnológico, auxiliando a Emap no desenvolvimento dos projetos. "A celebração desse convênio mostra a responsabilidade da empresa em se inserir numa política nacional e mundial de preservação do meio ambiente", disse o reitor.

Comunidade - Em complemento à V Semana do Meio Ambiente, foi realizado o plantio de 200 mudas na Unidade Integrada Jupiaçu, escola localizada no Anjo da Guarda. Mais de 100 crianças participaram do ato, gerenciado pela Gessma, com o apoio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). A parceria foi com o projeto Ecoescola.

Hoje (7) pela manhã, o plantio de mudas acontecerá na área verde do Centro de Negócios Júlio Rebello, localizado na área portuária, com a presença do presidente da Emap, diretores e voluntários.

A Semana do Meio Ambiente encerra ao meio dia, após o lançamento da campanha "Eu pratico consumo consciente".

Mais

O convênio será executado pela UFMA por meio do Departamento de Oceanografia e Limnologia, cujo chefe é o professor-doutor Marcos Valério Jansen Cutrim, e acompanhado e fiscalizado pela Coordenadoria de Meio Ambiente (COAMB) da Emap, que integra a Gerência de Saúde, Segurança no Trabalho e Meio Ambiente (Gessma). "A assinatura do convênio é resultado de um ano de trabalho", disse o coordenador de Meio Ambiente da Emap, Daniel Aroucha. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621