Emap lança plano contra acidentes setor portuário
Empresas que operam no Porto do Itaqui assinam, hoje, às 10h, o estatuto que vai nortear as ações do Plano de Auxílio Mútuo (PAM) do Complexo Portuário de São Luís. O plano visa assegurar o cumprimento das normas de segurança na área portuária, viabilizando a troca de informações, recursos humanos e materiais em situações de emergência que possam gerar danos físicos, materiais ou ambientais às empresas integrantes do PAM.
As entidades que participam do PAM são: Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap),Vale, Alumar, Transpetro, Ipiranga, Petrobras, Temmar, Nacional Gás, Sabbá, Granel Química e MPX Itaqui.
O plano foi anunciado no início deste mês. Na ocasião, a coordenadora de Saúde e Segurança da Emap, Ana Cristina Ammirati, informou que outras empresas poderão se juntar ao grupo mesmo depois da assinatura do documento.
Para que todos os esforços possam ser compartilhados, foi criado um estatuto do PAM. Entre outras coisas, o documento determina os procedimentos para que sejam efetuadas comunicações confiáveis e seguras entre as empresas participantes, principalmente no que se refere aos dados do incidente e à mobilização dos recursos.
O PAM do Porto do Itaqui vai funcionar sob a coordenação de um comitê. As empresas disponibilizam recursos humanos e materiais que podem ser acionados e compartilhados quando um dos signatários do acordo não tiver condições próprias de conter situações de emergências que representem perdas pessoais, ambientais ou patrimoniais. (Fonte: O Estado do Maranhão)